Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4662
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Projeto de desenvolvimento de um protótipo de baropôdometro
Autor(es): Affeldt, Daniel Meirelles
Primeiro Orientador: Domingues Júnior, Julio Saraçol
1° Membro da banca: Domingues Júnior, Julio Saraçol
2° Membro da banca: Neves, Bruno Silveira
3° Membro da banca: Nunes, Gerson Alberto Leira
Resumo: Este trabalho contém o processo de desenvolvimento de um protótipo baropodômetro, o qual é uma ferramenta utilizada para gerar o padrão de distribuição de pressão da parte inferior do pé ou região plantar, o desenvolvimento teve como objetivo a construção de um protótipo de baixo custo, para ser utilizado por profissionais em pequenas clínicas. Na realização deste trabalho foi utilizado sensores de pressão e a plataforma de prototipagem Arduino, além de uma solução em software para processamento e análise de dados. Obteve-se, como resultados, uma solução que é capaz de proporcionar aos fisioterapeutas a capacidade de analisar a marcha dinâmica dos pacientes, assim como dos padrões de distribuição pressão plantar nos diferentes estágios da marcha.
Abstract: This work contains the development process of a baropodometer prototype, which is a tool used to generate the pressure distribution pattern of the lower part of the foot or plantar region, the development was aimed at building a low-cost prototype, to be used by physiotherapists in small clinics, it was realized using pressure sensors and the Arduino prototyping platform, as well as a software solution for data processing and analysis. As result, the proposed solution was able to provide the patients dynamic gait analysis as well the planar pressure distribution patterns in differents gait stages by physiotherapists
Palavras-chave: Microncontroladores
Baropodômetro
Pressão plantar
Baropodometer
Microcontroller
Plantar pressure
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: AFFELDT, Daniel Meirelles. Projeto de desenvolvimento de um protótipo de baropôdometro. 74 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4662
Data do documento: 8-Dez-2018
Aparece nas coleções:Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2018_2_Daniel_Affeldt.pdf11.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.