???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4640
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: A gamificação como estratégia para a formação de leitores literários no ensino fundamental
Autor(es): Moreira, Cláudia dos Santos
Primeiro Orientador: Medeiros, Vera Lúcia Cardoso
1° Membro da banca: Medeiros, Vera Lúcia Cardoso
2° Membro da banca: Tavares, Enéias Farias
3° Membro da banca: Santos, Camila Gonçalves dos
Resumo: Esta dissertação apresenta pesquisa sobre o uso da gamificação como estratégia à formação de leitores literários no ensino fundamental, investigando as potencialidades e limitações desta estratégia quando aliada ao trabalho com literatura. Apresenta ainda um produto pedagógico, exigência do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas. A percepção da necessidade de usar novas tecnologias e metodologias para contribuir para a formação de leitores em um contexto de escola pública, com todas as mazelas e desafios já conhecidos, é uma das justificativas desta pesquisa, que considera a leitura literária como meio de transformação dos sujeitos e de autopercepção enquanto agente histórico. Para averiguação da eficácia da estratégia, em maio de 2017, realizou-se intervenção pedagógica em turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública, localizada no município de Alegrete, RS. A proposta propiciou aos alunos momentos de leitura e ampliação do repertório de leituras literárias e a construção de atividades gamificadas. Como fundamentação teórica da pesquisa, recorreu-se a autores como Rildo Cosson, Ana Maria Machado, Regina Zilberman, Roger Chartier, Hans Robert Jauss, Teresa Colomer, para tratar de conceitos e especificidades sobre leitura, literatura e letramento literário. Sobre tecnologias digitais, letramento digital e gamificação, foram base os estudos de Marcelo Buzato, Vilson Leffa, Pierre Lévy, Prensky e Deterting. A metodologia teve foco na pesquisa bibliográfica e na pesquisa-ação que consistiu na implantação de sequência de atividades que foram analisadas e interpretadas com base nos pressupostos teóricos estudados. O estudo envolveu também a reflexão o fazer docente da professora pesquisadora. Os principais resultados alcançados mostram que: (a) gamificação é uma estratégia eficiente na formação de leitores literários, pois pode motivar os alunos ao ato de ler, desenvolvendo o uso de habilidades, competências, cooperação e colaboração; (b) é desejável que os docentes se apropriem de conceitos sobre letramento digital para fazer uso de recurso tecnológico como a gamificação; (c) nem todas as obras literárias têm o mesmo potencial de adequação à gamificação. O trabalho demonstra que a gamificação não pode ser entendida como uma “solução mágica” para resolver as dificuldades encontradas no ensino da leitura literária e sim como mais uma metodologia ativa, possível e viável de ser implantada nas escolas brasileiras. Neste sentido, acreditamos que a gamificação precisa ser difundida de forma ampla para que os professores conheçam-na e façam bom uso podendo facilitar o processo de ensino e aprendizagem, especialmente na formação de leitores literários.
Abstract: This dissertation presents a research about the use of gamification as a strategy for the training of literary readers in elementary school, investigating the potentialities and limitations of the strategy when combined with the work with literature, also presents a pedagogical product, a requirement of the Professional Master in Language Teaching. The perception of the need to use new technologies and methodologies to contribute to the formation of readers in a public school context, with all the ills and challenges already known, is one of the justifications of this research, which considers literary reading as a means of transforming subjects and self-perception as a historical agent. To investigate the effectiveness of the strategy, in May 2017, a pedagogical intervention was carried out in a group of 8th grade students from a public school located in Alegrete, RS. The proposal provided the students with moments of reading and expansion of the repertoire of literary readings and the construction of gamified activities. As a theoretical basis of the research, authors such as Rildo Cosson, Ana Maria Machado, Regina Zilberman, Roger Chartier, Hans Robert Jauss, Teresa Colomer, were used to deal with concepts and specificities about reading, literature and literary literacy. About digital technologies, digital literacy and gamification, studies were based on Marcelo Busato, Vilson Leffa, Pierre Lévy, Prensky and Deterting. The methodology focused on bibliographic research and action research that consisted in the implementation of a sequence of activities that were analyzed and interpreted based on the theoretical assumptions studied. The study also involved reflection on the teaching of the researcher. The main results show that: (a) gamification is an efficient strategy in the training of literary readers because it can motivate students to read, developing the use of skills, skills, cooperation and collaboration; (b) it is desirable that teachers take ownership of digital literacy concepts to make use of technological resources such as gamification; (c) not all literary works have the same potential for suitability to gamification. The work demonstrates that gamification cannot be understood as a "magic solution" to solve the difficulties encountered in teaching literary reading, but rather as an active, possible and viable methodology to be implemented in Brazilian schools. In this sense, we believe that gamification needs to be broadly disseminated so that teachers know it and make good use of it, thus facilitating the process of teaching and learning, especially in the training of literary readers.
metadata.dc.subject: Leitura literária
Letramento literário
Gamificação
Professores
Literary reading
Literary literacy
Gamification
Teachers
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
metadata.dc.identifier.citation: MOREIRA, Cláudia dos Santos. A gamificação como estratégia para a formação de leitores literários no ensino fundamental. 90 f.: il. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4640
metadata.dc.date.issued: 15-Dec-2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

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Dis Claudia Moreira 2018.pdf2.1 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
PRODUTO - DISSERTACAO CLAUDIA MOREIRA.pdf719.83 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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