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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A normatização do ensino primário no Rio Grande do Sul nos impressos pedagógicos do CPOE/RS e na revista do ensino (1947-1971)
metadata.dc.creator: Gervasio, Simôni Costa Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Bica, Alessandro Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Bica, Alessandro Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Peres, Eliane terezinha
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Claudete da Silva Lima
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo analisa as publicações dos Boletins do Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS) e da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (RE/RS) com o objetivo de evidenciar o modelo de normatização do ensino primário no Rio Grande do Sul entre os anos de 1947 e 1971 disseminado por esses impressos pedagógicos, buscando observar a organização de um sistema educacional pensado para atender as demandas sociais e econômicas de um período histórico em que o ensino primário foi entendido como peça fundamental para o encaminhamento de soluções para questões sociais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa alicerçada sob o prisma teórico da perspectiva histórico-crítica e de abordagem técnica-metodológica para a coleta e tratamento de dados da pesquisa baseada na análise documental. Assim, se busca problematizar os contextos sociais, econômicos e políticos que influenciaram processos renovadores do ensino praticados no período e que foram materializadas nos impressos pedagógicos do CPOE/RS e na RE/RS com vista à normatização do ensino. Considera-se, assim, ser possível uma compreensão e interpretação do passado e, consequentemente, das propostas que foram disseminadas entre os professores gaúchos no período com a intenção de promover e fortificar a organização e racionalização do ensino no Rio Grande do Sul. O recorte temporal da pesquisa considera o ano de 1947, quando foi feita a publicação do primeiro BOLETIM DO CPOE/RS e, 1971, quando o ensino brasileiro é reorganizado com a lei nº 5.692/71 e o Centro é extinto. Preliminarmente é possível destacar que ao normatizar, ou seja, ao impor uma norma, o governo do Estado do Rio Grande do Sul estava, por meio do trabalho técnico-científico do CPOE/RS e da credibilidade da RE/RS, promovendo o ensino gaúcho na direção que desejava. Com isso, mais do que usar do discurso autorizado e científico dos técnicos do Centro, a SESP/RS lançava mão de uma expertise educacional que ia de encontro com as necessidades econômicas e sociais do Estado e, assim, colocava a educação a serviço de processos hegemônicos. Neste sentido, as publicações do CPOE/RS e da RE/RS foram alguns dos mecanismos encontrados pela SESP/RS para disseminar e, em consequência, normatizar o ensino praticado no Estado.
Abstract: This study analyzes the publications of the Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS) and the Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (RE/RS) in order to highlight the standardization model of the primary school in Rio Grande do Sul between 1947 and 1971 disseminated by these pedagogical forms, seeking to observe the organization of an educational system designed to meet the social and economic demands of a historical period in which primary education was understood as a fundamental piece for forwarding solutions to social issues. Methodologically, it is a research based on the theoretical of the historical-critical perspective and a technical-methodological approach to the collection and treatment of research data based on document analysis. Thus, it seeks to problematize the social, economic and political contexts that influenced the renewing processes of teaching practiced in the period and that were materialized in the pedagogical forms of CPOE/RS and in the RE/RS with a view to the standardization of teaching. Thus, it is considered possible to understand and interpret the past and, consequently, the proposals that were disseminated among the teachers from Rio Grande do Sul in the period with the intention of promoting and strengthening the organization and rationalization of teaching in Rio Grande do Sul. The time frame of the research considers the year 1947, when the first Bulletin of CPOE/RS was published and, 1971, when brazilian education was reorganized with Law No. 5.692/71 and the Center was extinguished. Preliminarily it is possible to highlight that by regulating, that is, by imposing a norm, the government of the State of Rio Grande do Sul was, through the technical-scientific work of CPOE/RS and the credibility of the RE/RS, promoting gaucho education in the direction that suited him. Thus, rather than using the authorized and scientific discourse of the Center's technicians, SESP/RS used educational expertise that met the state's economic and social needs and thus placed education at the service of processes hegemonic. In this sense, the publications of CPOE/RS and RE/RS were some of the mechanisms found by SESP/RS to disseminate and, consequently, standardize the teaching that should be practiced in the state.
Keywords: Normatização
Revista do Ensino do Rio Grande do Sul
CPOE/RS
Ensino primário
História da educação
Normatization
Primary school
History of education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citation: GERVASIO, Simôni Costa Monteiro. A normatização do ensino primário no Rio Grande do Sul nos impressos pedagógicos do CPOE/RS e na revista do ensino (1947-1971). 139 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4602
Issue Date: 9-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Ensino

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