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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Resolução de problemas como proposta metodológica para o ensino de química
metadata.dc.creator: Medeiros, Denise Rosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Goi, Mara Elisângela Jappe
metadata.dc.contributor.referee1: Goi, Mara Elisângela Jappe
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Flávia Maria Teixeira dos
metadata.dc.contributor.referee3: Ellensohn, Ricardo Machado
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, André Luís Silva da
metadata.dc.description.resumo: Apresenta-se neste trabalho o resultado de uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida com uma turma de primeiro Ano do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada na zona urbana de Caçapava do Sul, RS. Em sua execução foi utilizada a metodologia de Resolução de Problemas, partindo da questão de pesquisa: “Como potencializar a aprendizagem na disciplina de Química, através da utilização da metodologia de Resolução de Problemas?” buscando, assim, o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem e melhor compreensão dos conteúdos envolvidos. Foram empregadas estratégias de Resolução de Problemas no sentido de fomentar a leitura, investigação, construção coletiva de conhecimento e explicação de resultados obtidos. O trabalho foi desenvolvido em etapas, começando por um encontro motivacional que objetivou despertar o interesse dos alunos pelos assuntos abordados e pela Resolução de Problema. A segunda etapa consistiu em uma breve apresentação dos conteúdos químicos envolvidos, na abordagem dos métodos de separação de misturas e no desenvolvimento de algumas atividades práticas. Na terceira etapa ocorreu a apresentação da temática “Poluição Hídrica” destacando a relevância do assunto quanto aos aspectos científicos e sociais. A quarta etapa consistiu na resolução de um bloco de problemas semiabertos e desafiadores envolvendo a temática trabalhada e o conteúdo de Química do primeiro ano e que levaram os alunos a pesquisar possíveis estratégias, as quais foram demonstradas de forma teórica e experimental, na busca de solucioná-los, permitindo a construção do conhecimento científico. Foram aplicados dois questionários, o inicial, para verificação de conhecimentos prévios, e o segundo para análise do trabalho a partir da Resolução de Problemas. Utilizou-se da pesquisa qualitativa como indicada por Arlida Godoy, e a análise dos resultados foi realizada de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo conforme Laurence Bardin. O estudo em questão foi desenvolvido à luz da Teoria da Aprendizagem de Jerome Bruner e o embasamento teórico trouxe autores da área do Ensino de Ciências, que defendem a metodologia de Resolução de Problemas como uma estratégia metodológica eficaz. Pretendeu-se desenvolver habilidades cognitivas como a construção de estratégias na Resolução de Problemas na compreensão de princípios científicos. Realizou-se uma Revisão de Literatura nas atas dos ENPEC (2011 a 2017) na busca de verificar algumas tendências metodológicas nos artigos publicados sobre Resolução de Problemas em Ciências da Natureza. Como produção final está sendo disponibilizado (em e-book), blocos de problemas envolvendo o conteúdo de Química e a metodologia de Resolução de Problemas, os quais foram produzidos e avaliados durante o mestrado, possibilitando que outros professores possam conhecer e fazer uso desta metodologia de ensino. A partir desta pesquisa, evidenciou-se algumas dificuldades dos estudantes nos aspectos relacionados às diferentes etapas da implementação da proposta e revelou-se potencialidades do uso da Resolução de Problemas, tais como o desenvolvimento de habilidades cognitivas durante a elaboração de estratégias, motivação, reflexão crítica, criatividade e argumentação.
Abstract: This paper presents the results of a qualitative research, developed with a first-year High School class of a state education school, located in the urban area of Caçapava do Sul, RS. In its execution, the methodology used was the Problem Solving, having as research question: "How to enhance learning in the Chemistry discipline, through the use of the Problem Solving methodology?" Seeking, therefore, the improvement of teach and learn processes and a better understanding of the contents involved. Problem Solving strategies were used to promote the reading, research, collective construction of knowledge and explanation of obtained results. The work was developed in stages, starting with a motivational meeting that aimed to awaken the students' interest aboutthe subjects addressed and the Problem Solving. The second stage consisted of a brief presentation of the chemical contents involved, the approach about the methods of mixtures separation and the development of some practical activities. At the third stage, was presented the theme "Water Pollution" highlighting the relevance of the subject regarding to scientific and social aspects. The fourth step consisted of solving a block of semi-open and challenging problems involving the theme quoted above and the Chemistry content corresponding to the first year and which led the students to research possible strategies, demonstrated theoretically and experimentally, in the quest to solve them, allowing the construction of scientific knowledge. Two questionnaires were applied: the initial to verify prior knowledge, and the second one to analyze the work from the Problem Solving. Qualitative research was used (GODOY, 1995), and the results analysis was performed according to the Content Analysis methodology (BARDIN, 2011). The study was developed in the light of Jerome Bruner's Theory of Learning and the theoretical background brought authors from the area of Science Teaching, who defend the Problem Solving methodology as an effective methodological strategy. The purpose was to develop cognitive abilities such as the construction of strategies in Problem Solving aiming at improving the understanding of scientific concepts. A Literature Review was carried out in the ENPEC minutes (2011 to 2017) in order to verify some methodological tendencies in the published articles about Problem Solving in the Nature Sciences. As final production is being made available (in e-book), blocks of problems involving the content of Chemistry and the methodology of Problem Solving, which were produced and validated during the masters course, allowing other teachers to know and make use of this methodology education. From this research, some difficulties of the students in the aspects related to the different stages of the implementation of the proposal were evidenced and potentialities of the use of Problem Solving were revealed, such as the development of cognitive abilities during the elaboration of strategies, motivation, reflection criticism, creativity and argumentation.
Keywords: Ensino de química
Resolução de problemas
Construção do conhecimento
Chemistry teaching
Problem solving
Knowledge construction
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citation: MEDEIROS, Denise Rosa. Resolução de problemas como proposta metodológica para o ensino de química.147 f.: il. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4597
Issue Date: 28-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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