Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4596
Tipo: Dissertação
Título: Sensibilizando o olhar docente através de estratégias dialógicas problematizadoras na formação inicial em química
Autor(es): Tadeu, Tassiéllen Soares Antunes
Primeiro Orientador: Lindemann, Renata Hernandez
1° Membro da banca: Lindemann, Renata Hernandez
2° Membro da banca: Duso, Leandro
3° Membro da banca: Firme, Márcia Von Fruhauf
4° Membro da banca: Freitas, Diana Paula Salomão de
Resumo: O respectivo trabalho tem como foco de pesquisa a Formação Inicial em Química, e objetivou compreender aspectos que evidenciaram a sensibilização do olhar do estagiário da Química-Licenciatura para questões que transcendessem o conteúdo conceitual por meio de um processo formativo balizado pela dialogicidade e problematização. A pesquisa foi desenvolvida junto a duas turmas da componente de Estágio Curricular I da Universidade Federal do Pampa – campus Bagé. Para realização do Processo Formativo, as intervenções foram organizadas tendo por aporte teórico os princípios pedagógicos de Paulo Freire, e considerou como estruturantes das aulas os Três Momentos Pedagógicos. A análise foi realizada embasada na pesquisa narrativa, e buscou responder a pergunta fenomenológica: Como se mostrou a sensibilização do olhar docente nos estagiários da licenciatura química, ao longo do Processo Formativo? Sinalizou assim, aspectos referente ao desenvolvimento do pensamento critico-problematizador, dialogicidade, e aprendizagem coletiva. Como Produção Educacional, foi produzido um guia para o desenvolvimento de processos formativos de professores, como possibilidade de promover sensibilização do olhar docente referente a realidade de seus respectivos contextos escolares.
Abstract: This work is focused on the Initial Formation in Chemistry, and it aims to understand the aspects that evidence the awareness of the trainee of Chemistry-Licentiate for issues that transcend conceptual content through a formative process marked by dialogue and its problematic. The research was developed together with two classes of the Curricular Internship I component of the Federal University of Pampa – Bagé campus. For the realization of the Formative Process, the interventions were organized with the theoretical support of Paulo Freire's pedagogical principles, and the three Pedagogical Moments as structuring of the classes were considered. The analysis was based on the narrative research, and it sought to answer the phenomenological question: How did the sensitization of the teaching view in the trainees of the chemical undergraduate course, throughout the Formative Process was shown? It pointed out aspects related to the development of critical-problematic thinking, dialogicity, and collective learning. As a Educational Product, a guide was developed for the development of teacher training processes, as a possibility to promote awareness of the teaching perspective regarding the reality of their respective school contexts.
Palavras-chave: Ensino de química
Formação inicial
Paulo Freire
Chemistry education
Initial training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citação: TADEU, Tassiéllen Soares Antunes. estratégias dialógicas problematizadoras na formação inicial em química.159 f. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4596
Data do documento: 14-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS Tassiellen Tadeu 2018.pdf4.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
P.E Tassiéllen Tadeu.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.