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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Projeto como potencializador da consciência crítica de estudantes de uma escola do campo
metadata.dc.creator: Scheeren, Vanessa
metadata.dc.contributor.advisor1: Junqueira, Sonia Maria da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Junqueira, Sonia Maria da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Borba, Marcelo de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Angelo, Claudia Laus
metadata.dc.contributor.referee4: Melo, Elena Maria Billig
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como propósito investigar como um projeto, caracterizado por uma situação aberta de ensino-aprendizagem, potencializou a consciência crítica de estudantes do Ensino Médio de uma Escola de assentamento rural, considerando valores e princípios da concepção de Educação de Freire, da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. O projeto foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio 15 de Junho, localizada em uma área de assentamento rural, município de Hulha Negra, estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi conduzida por uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa-ação, realizada com doze alunos do Ensino Médio. Os dados submetidos à análise foram produzidos por meio de observação participante, do caderno de campo da pesquisadora, de entrevistas com os estudantes, de folhas de registros e gravação de áudio e vídeo, e submetidos a uma Análise de Conteúdo. Por meio desse estudo, reconhecemos a ampliação da atuação crítica, política e social dos estudantes, à medida que mostraram consciência dos problemas que os afetam e disposição para buscar soluções, reivindicando direitos e protagonizando ações com o propósito de transformar a realidade em que estão inseridos. Compreendemos que essa atitude dos estudantes reflete o processo histórico de luta da comunidade para que direitos básicos pudessem ser adquiridos. A articulação da matemática a problemas da realidade, permitida pelo projeto, contribuiu para que os estudantes atribuíssem significado aos conhecimentos matemáticos e reconhecessem a presença da matemática em situações cotidianas. Inferimos o caráter democrático do projeto, dando voz e poder de decisão aos estudantes, permitindo-nos reconhecer nesses sujeitos características da coletividade, transformação, deliberação e coflexão. Contudo, a Educação Matemática Democrática ainda não é uma realidade, mas sim um ideal que podemos alcançar.
Abstract: This research aims to investigate how a project, characterized by an open teaching-learning situation, strengthened the critical awareness of high school students of a rural settlement school, considering values and principles of Freire's Education, the Countryside Education and Critical Mathematics Education. The project was carried out at the 15 de Junho State High School, located in a rural settlement area, in the municipality of Hulha Negra, state of Rio Grande do Sul. The research was conducted by a qualitative approach, through an action research, carried out with twelve high school students. The data submitted to the analysis were produced through participant observation using the researcher's notebook, interviews with the students, records sheets and audio and video recording, and submitted to a Content Analysis. Through this study we recognize the magnification of the students' critical, political and social performance, as they show awareness about the problems that affect them and a willingness to seek solutions, claiming rights and carrying out actions with the purpose of change the reality in which they are inserted. We understand that this attitude of students reflects the historical process of community struggle so that basic rights can be acquired. The articulation of mathematics to problems of reality, allowed by the project, contributed to the students assigning meaning to mathematical knowledge and recognizing the presence of mathematics in daily situations. We infer the democratic character of the project, giving voice and decision power to the students, allowing us to recognize in these subjects characteristics of collective, transformation, deliberation and coflection. However, Democratic Mathematics Education is not reality yet, but it is an ideal that we can reach.
Keywords: Projeto aberto
Democracia e consciência crítica
Articulação à realidade
Educação matemática crítica
Educação do campo
Open project
Democracy and critical consciousness
Articulation to reality
Critical mathematics education
Countryside education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citation: Scheeren, Vanessa. Projeto como potencializador da consciência crítica de estudantes de uma escola do campo. 186 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4594
Issue Date: 19-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Ensino

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