Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4592
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Concepções das crianças da pré-escola em relação a fenômenos astronômicos
metadata.dc.creator: Dummer, Laura Menezes Eskasinki
metadata.dc.contributor.advisor1: Marranghello, Guilherme Frederico
metadata.dc.contributor.referee1: Marranghello, Guilherme Frederico
metadata.dc.contributor.referee2: Mello, Elena Mara Billig
metadata.dc.contributor.referee4: Comazzato, Viviane Castro
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda o ensino de Astronomia na e tem como problema de pesquisa investigar qual a percepção espaço-temporal de crianças da pré-escola, na faixa etária de 4 a 6 anos, para compreender em sala de aula os fenômenos de dia/noite, fases da Lua e estações do ano, do ponto de vista da Astronomia. O objetivo principal deste estudo é analisar as concepções de crianças da pré-escola acerca de sua noção espacial para explicar o ciclo das estações do ano a partir da altura do Sol e de sua noção temporal para explicar os ciclos dia/noite e fases da Lua. Para tanto, foram aplicados três cronogramas de entrevista, um para cada conteúdo, através dos quais se avaliou o conhecimento que as crianças já possuem sobre estes fenômenos e se avaliou se é possível trabalhá-los em sala de aula do ponto de vista astronômico. Foram realizadas atividades de observação e registro do Sol e da Lua ao longo de seis meses, bem como uma visita ao planetário. A metodologia de investigação utilizada foi qualitativa, utilizando a fenomenografia como método de pesquisa e, como instrumentos para coleta dos dados, os registros audiovisuais das entrevistas, desenhos das crianças e anotações do diário de bordo da professora acerca das observações, analisando os dados através da metodologia de análise textual discursiva. A análise dos desenhos dos alunos baseou-se na teoria de Piaget sobre as fases do desenho infantil. Os resultados indicaram que o ensino da Astronomia na pré-escola, ajustado à faixa etária, além de possível, se mostra de suma importância, já que o tema ainda é pouco trabalhado em sala de aula.
Abstract: This work deals with the teaching of astronomy in early childhood education and has as a research problem investigate the space-time perception of pre-school children, in the age range of 4 to 6 years, to understand in the classroom the phenomena of day/night , phases of the Moon and seasons from the point of view of astronomy. The main objective of this study is to analyze the conceptions of pre-school children about their spatial notion to explain the cycle of the seasons from the height of the Sun and its temporal notion to explain the cycles day/night and phases of the Moon. for that, three interview schedules were applied, one for each content, were used to evaluate the knowledge that children already have about these phenomena and to evaluate if it is possible to work them in the classroom from an astronomical point of view. Observations and registration of the Sun and Moon were carried out over six months, as well as a visit to the planetarium. The research methodology used was qualitative, using phenomenology as a research method and, as instruments for data collection, the audiovisual records of the interviews, drawings of the children and notes of the teacher's logbook about the observations, analyzing the data through the methodology of discursive textual analysis. The analysis of the students' drawings was based on Piaget's theory on the phases of the child's drawing. The results indicated that the teaching of astronomy adjusted to the age range of the children's education, besides being possible, is of great importance, since the theme is still little worked in the classroom.
Keywords: Dia e noite
Fases da lua
Estações do ano
Astronomia
Educação infantil
Day and night
Phases of the moon
Seasons
Astronomy
Early
Childhood education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citation: DUMMER, Laura Menezes Eskasinki. Concepções das crianças da pré-escola em relação a fenômenos astronômicos. 90 f. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4592
Issue Date: 6-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS Laura Dummer 2019.pdf2,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.