Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4589
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Impactos das discussões de professores sobre aprendizagem com base no capítulo 6 de “A construção do pensamento e da linguagem”
metadata.dc.creator: Castro, Nandjara Novo
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva Junior, Bento Selau da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Junior, Bento Selau da
metadata.dc.contributor.referee2: Boéssio, Cristina Pureza Duarte
metadata.dc.contributor.referee3: Costas, Fabiane Adela Tonetto
metadata.dc.description.resumo: Este Relatório Crítico–Reflexivo é resultado de uma pesquisa que objetivou discutir o processo de ensino embasado nas proposições vygotskianas apresentadas no capítulo 6 de sua obra, “A construção do pensamento e da linguagem”, conjuntamente com alguns professores na escola Marechal Castelo Branco, procurando compreender os possíveis impactos desses estudos na ação docente. A matriz teórica desse trabalho esteve vinculada às proposições teóricas de L. S. Vygotski. O procedimento metodológico escolhido e utilizado pelo grupo de estudos foi o da pesquisa-ação. As análises textuais discursivas foram baseadas nas observações. A pesquisa mostrou dados consideráveis, que se justificam pela dedicação dos estudos realizados pelo grupo. Estes dados referem-se à apreensão que os sujeitos obtiveram, durante os encontros, acerca das concepções abordadas no capítulo. Os resultados apontaram mudanças e impactos positivos em suas ações metodológicas em aula, uma vez que, um novo conceito de ensino e de aprendizagem foi identificado e aplicado na prática, resultando em conquistas no processo de desenvolvimento da aprendizagem no aluno.
Abstract: Este Relatorio Crítico–Reflexivo es el resultado de una investigación que tuvo como objetivo discutir el proceso de enseñanza basado en las proposiciones vygotskianas presentadas en el capítulo 6 de su obra, “La construcción del pensamiento y del lenguaje”, conjuntamente con algunos profesores de la escuela Marechal Castelo Branco, buscando comprender los posibles impactos de esos estudios en la acción docente. La matriz teórica del trabajo estuvo vinculada a las proposiciones teóricas de L. S. Vygotski. El procedimiento metodológico elegido y utilizado por el grupo de estudios fue la investigación-acción. Los análisis textuales discursivos fueron basados en la categorización emergente de los datos colectados por medio de entrevistas y observaciones. La investigación mostró datos considerables, que se justifican por la dedicación de los estudios realizados por el grupo. Estos datos se refieren al aprendizaje que los sujetos lograron, durante los encuentros, sobre las concepciones abordadas en el capítulo. Los resultados apuntaron cambios e impactos positivos en sus acciones metodológicas en las clases, una vez que, un nuevo concepto de enseñanza y aprendizaje fue identificado y aplicado en la práctica, resultando en conquistas en el proceso del desarrollo del aprendizaje en el alumno.
Keywords: Conceitos espontâneos
Conceitos científicos
Pesquisa-ação
Ensino
Aprendizagem
Conceptos espontáneos
Conceptos científicos
Investigación- acción
Enseñanza
Aprendizaje
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação
Citation: CASTRO, Nandjara Novo. Impactos das discussões de professores sobre aprendizagem com base no capítulo 6 de “A construção do pensamento e da linguagem”. 90p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4589
Issue Date: 16-Jul-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NandjaraNovoCastro2019.pdfNandjara Novo Castro 2019664,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.