???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4581
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O que dizer sobre o planejamento dos momentos de brinquedo e brincadeira em duas escolas municipais de educação infantil de Jaguarão?
Autor(es): Nascente, Luciana Souza
Primeiro Orientador: Aranda, Silvana Maria
1° Membro da banca: Aranda, Silvana Maria
2° Membro da banca: Oliveira, Everton Fêrrêr de
3° Membro da banca: Silveira, Tatiane Mena
Resumo: O brinquedo e a brincadeira são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Já existem inúmeros estudos teóricos sobre esse aspecto, os quais enfatizam a importância de que o brinquedo e a brincadeira façam parte da rotina da Educação Infantil. Este trabalho tem como objetivo analisar se existe um planejamento prévio do momento de brinquedo e brincadeira e as relações que se estabelecem durante o mesmo em duas turmas de uma escola de educação infantil de Jaguarão/ RS. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturas com as professoras das turmas e também observações dos momentos de brinquedo e brincadeiras. A partir das análises das entrevistas e das observações, percebemos que existe um planejamento para os momentos de brinquedo e brincadeira dirigida, mas um total desaparecimento da figura da professora na hora destinada ao brinquedo livre.
Abstract: El juguete y el juego son fundamentales para el desarrollo cognitivo, afectivo y social del niño. Ya existen innumerables estudios teóricos sobre ese aspecto, los cuales enfatizan laimportancia de que el juguete y la broma formen parte de la rutina de la Educación Infantil. Este trabajo tiene como objetivo analizar si existe una planificación previa del momento de juguete y broma y las relaciones que se establecen durante el mismo en dos clases de una escuela de educación infantil de Jaguarão/RS. Para ello, se realizaron entrevistas semiestructuras con las profesoras de las clases y también observaciones de los momentos de juguete y juegos. A partir de los análisis de las entrevistas y de las observaciones, percibimos que existe una planificación para los momentos de juguete y broma dirigida, pero una total desaparición de la figura de la profesora en la hora destinada al juguete libre.
metadata.dc.subject: Educação Infantil
Brincadeiras
Planejamento
Educación infantil
Juegos
Planificación
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: NASCENTE, Luciana Souza. O que dizer sobre o planejamento dos momentos de brinquedo e brincadeira em duas escolas municipais de educação infantil de Jaguarão? 22p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4581
metadata.dc.date.issued: 11-Jul-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LucianaSouzaNascente2019.pdfLuciana Souza Nascente 2019326.37 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???