Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4581
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O que dizer sobre o planejamento dos momentos de brinquedo e brincadeira em duas escolas municipais de educação infantil de Jaguarão?
metadata.dc.creator: Nascente, Luciana Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Aranda, Silvana Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Aranda, Silvana Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Everton Fêrrêr de
metadata.dc.contributor.referee3: Silveira, Tatiane Mena
metadata.dc.description.resumo: O brinquedo e a brincadeira são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Já existem inúmeros estudos teóricos sobre esse aspecto, os quais enfatizam a importância de que o brinquedo e a brincadeira façam parte da rotina da Educação Infantil. Este trabalho tem como objetivo analisar se existe um planejamento prévio do momento de brinquedo e brincadeira e as relações que se estabelecem durante o mesmo em duas turmas de uma escola de educação infantil de Jaguarão/ RS. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturas com as professoras das turmas e também observações dos momentos de brinquedo e brincadeiras. A partir das análises das entrevistas e das observações, percebemos que existe um planejamento para os momentos de brinquedo e brincadeira dirigida, mas um total desaparecimento da figura da professora na hora destinada ao brinquedo livre.
Abstract: El juguete y el juego son fundamentales para el desarrollo cognitivo, afectivo y social del niño. Ya existen innumerables estudios teóricos sobre ese aspecto, los cuales enfatizan laimportancia de que el juguete y la broma formen parte de la rutina de la Educación Infantil. Este trabajo tiene como objetivo analizar si existe una planificación previa del momento de juguete y broma y las relaciones que se establecen durante el mismo en dos clases de una escuela de educación infantil de Jaguarão/RS. Para ello, se realizaron entrevistas semiestructuras con las profesoras de las clases y también observaciones de los momentos de juguete y juegos. A partir de los análisis de las entrevistas y de las observaciones, percibimos que existe una planificación para los momentos de juguete y broma dirigida, pero una total desaparición de la figura de la profesora en la hora destinada al juguete libre.
Keywords: Educação Infantil
Brincadeiras
Planejamento
Educación infantil
Juegos
Planificación
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: NASCENTE, Luciana Souza. O que dizer sobre o planejamento dos momentos de brinquedo e brincadeira em duas escolas municipais de educação infantil de Jaguarão? 22p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4581
Issue Date: 11-Jul-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LucianaSouzaNascente2019.pdfLuciana Souza Nascente 2019326,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.