Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4510
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Leitura das potencialidades patrimoniais do município de São Gabriel – RS
metadata.dc.creator: Alves, Celso Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Nara Rejane Zamberlan dos
metadata.dc.contributor.referee1: Barata, Ana Julia Senna Sarmento
metadata.dc.contributor.referee2: Erichsen, Ronaldo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho buscou apresentar e analisar de forma quantitativa e qualitativa, e através de uma leitura presente sobre a história do município de São Gabriel, patrimônios históricos e culturais que são parte da preservação da memória coletiva e individual bem como da formação da identidade do povo gabrielense e a relação dos mesmos com a cidade e os seus moradores. Este trabalho quer incentivar a pesquisa entre professores, alunos e historiadores, reconhecendo a importância da história, do patrimônio cultural e da educação patrimonial nas escolas, sendo a cultura um elemento essencial de diferenciação entre um povo e outro, passada de geração em geração, ao longo dos séculos, deve ser cultivada e preservada. Esta pesquisa foi realizada através de um resgate histórico com a necessidade de rever a história e a cultura do município de São Gabriel, localizado no Estado do Rio Grande do Sul, na Região Sul do Brasil. Através de estudo bibliográfico e entrevistas verificou-se que se por um aspecto existe um legado patrimonial, por outro há um distanciamento do mesmo pelas escolas e a população. Esta comprovação via pesquisa, reflete a necessidade de políticas públicas de incentivo à memória e ações efetivas pelos Conselhos Municipais de Cultura e Turismo.
Abstract: The present work sought to present and analyze quantitatively and qualitatively, and through a present reading about the history of the city of São Gabriel, historical and cultural heritage that are part of the preservation of the collective and individual memory as well as the formation of the identity of the Gabonese people and their relationship with the city and its residents. This work wants to encourage research among teachers, students and historians, recognizing the importance of history, cultural heritage and patrimonial education in schools, with culture being an essential element of differentiation between one people and another, passed from generation to generation, to the over the centuries, must be cultivated and preserved. This research was carried out through a historical rescue with the need to review the history and culture of the municipality of São Gabriel, located in the State of Rio Grande do Sul, in the Southern Region of Brazil. Through a bibliographical study and interviews it was verified that if by one aspect there is a patrimonial legacy, by another there is a distancing of the same by the schools and the population. This evidence through research reflects the need for public policies to encourage memory and effective actions by the Municipal Councils of Culture and Tourism.
Keywords: Patrimônio cultural
História
Bens culturais: Educação patrimonial
Cultural heritage
History
Cultural assets : Heritage education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Gabriel
Citation: ALVES, Celso Soares. Leitura das potencialidades patrimoniais do município de São Gabriel – RS. 2017. 69 f. Trabalho de conclusão de Curso (Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4510
Issue Date: 28-Jun-2017
Appears in Collections:Gestão Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leitura das potencialidades patrimoniais do município de São Gabriel – RS.pdf2,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.