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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Promoção da saúde no ambiente escolar: produção científica e análise do contexto
Autor(es): Fumagalli, Laura Mendes Rodrigues
Primeiro Orientador: Ilha, Phillip Vilanova
Resumo: O conceito de Promoção da Saúde, caracterizando uma possibilidade de mudança absoluta no modo atual de compreender e praticar saúde, no contexto escolar, ainda é tratado na perspectiva do paradigma biológico, ou seja, com foco na a ausência de doenças, demonstrando uma visão extremamente simplista e fragmentada, sendo desta forma pouco efetiva na vida dos alunos. Nesse sentido, o objetivo desta dissertação foi analisar a Promoção da Saúde no ambiente escolar através de produções científicas e análise de um contexto. O presente estudo foi desenvolvido em uma escola municipal de uma cidade da fronteira oeste do RS e caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e epidemiológica de corte transversal, com objetivos descritivos e exploratórios. O percurso metodológico, com duração de um ano e três meses, foi construído no transcorrer do estudo e os resultados são apresentados na forma de dois manuscritos. O primeiro manuscrito analisou as ações sobre Promoção da Saúde desenvolvidas no ambiente escolar a partir de uma pesquisa de revisão sistemática. Os resultados demonstraram que ações sobre a temática da Promoção da Saúde no ambiente escolar ocorreram e estão aumentando nesta última década, entre período de 2008 a 2018, sendo que a maior parte destes foram publicados em periódicos nas áreas da Saúde, Educação e Ensino. Evidenciou-se ainda, a ocorrência de diversificadas ações sobre Promoção da Saúde no ambiente escolar, de modo que elas estão ocorrendo mediante dois vieses distintos: uma objetivando melhorar ou modificar a realidade das ações de promoção da saúde no contexto escolar e, com isso, realizando intervenções no meio, acreditando ser este o melhor jeito de contribuir para que essa temática seja trabalhada de forma ampla, aprofundada, com seu devido valor, sobre seus diferentes e diversos aspectos, não somente com ênfase nos aspectos biomédicos; por sua vez o outro viés, tem o propósito de realizar um diagnóstico da realidade de como está sendo trabalhada essa temática na escola, investigando que ações estão sendo realizadas. O segundo manuscrito caracterizou-se pela análise dos conhecimentos e comportamentos relacionados à saúde de 180 escolares do ensino fundamental. Foi constatado que a maioria dos alunos associam vida saudável à alimentação saudável e a prática de atividades físicas, compreendem a alimentação saudável como a ingestão de nutrientes que trazem benefícios à saúde, estando expostos a fatores de risco à saúde, como inatividade física, baixo consumo de alimentos considerados marcadores de alimentação saudável e consumo de bebidas alcoólicas. Por fim, concluímos que a pesquisa foi de grande valia para compreendermos os conhecimentos dos alunos e os fatores de risco aos quais estão expostos, identificando, nas produções científicas, quais as ações sobre Promoção da Saúde estão surtindo mais efeito e sendo mais significativas nas escolas. Evidencia-se desta forma a necessidade de investir em formações docentes constantes, para que estes, sintam-se mais seguros e tomem consciência da sua importância e da importância da escola neste processo, bem como da necessidade desta temática ser assumida como responsabilidade de todos, de forma contextualizada, reflexiva e crítica.
en: Even with the expansion of the concept of health promotion, characterizing a possibility of absolute change in the current way of understanding and practicing health, in the school context, this is often still treated from the perspective of the biological paradigm, that is, with a focus on the absence of diseases, demonstrating an extremely simplistic and fragmented view, being thus not very effective in the students' lives. In this sense the objective of this dissertation was to analyze the promotion of health in the school environment through scientific productions and analysis of a context. The present study was developed in a municipal school in a city on the western border of RS and is characterized as cross-sectional bibliographical and epidemiological research with descriptive exploratory objectives. The present study was developed in a municipal school in a city on the western border of RS and is characterized as cross-sectional bibliographical and epidemiological research with descriptive exploratory objectives. The methodological course, lasting one year and three months, was constructed during the course of the study and the results were presented in the form of two manuscripts. The first manuscript analyzed the actions on health promotion developed in the school environment from a systematic research. The results of this moment of study showed that actions on the theme of health promotion in the school environment occurred and are increasing in the last decade between 2008 and 2018, most of which have been published in journals in the areas of health, education and teaching. It was also evidenced the occurrence of diversified actions on health promotion in the school environment, so that they are occurring through two distinct biases: one aiming to improve or modify the reality of health promotion actions in the school context and, therefore, carrying out interventions in the environment, believing that this is the best way to contribute to this theme being worked in a comprehensive, deep and with its due value, on its different and diverse aspects, not only with emphasis on the biomedical aspects; in turn, the other bias, has the purpose of making a diagnosis of the reality of how the subject is being worked in the school, investigating what actions are being carried out. The second manuscript was characterized by the analysis of knowledge and behaviors related to the health of 180 elementary school students. It was found that the majority of students associate healthy life to healthy eating and physical activity, they include healthy eating as the intake of nutrients that bring health benefits, being exposed to health risk factors such as physical inactivity, low consumption of foods considered markers of healthy eating and consumption of alcoholic beverages. Finally, we conclude that the research was valuable in understanding the students' knowledge and the risk factors they are exposed to, identifying in scientific productions what actions on health promotion are having more effect and being more significant in schools.
metadata.dc.subject: Escola
Promoção da Saúde
Pesquisa Sistemática
Fatores de Risco
School
Health Promotion
Systematic Research
Risk factors
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
metadata.dc.identifier.citation: FUMAGALLI, Laura Mendes Rodrigues. Desenvolvimento de práticas de astronomia no ensino de ciências. 97 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Uruguaiana, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4495
metadata.dc.date.issued: 14-Jun-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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LAURA MENDES RODRIGUES FUMAGALLI.pdf2,48 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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