Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4485
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Não ao bullying x sim as diferenças: em debate o projeto de intervenção desenvolvido com crianças e adolescentes do Centro de Formação Teresa Verzeri
metadata.dc.creator: Santos, Angela Nenê dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Pedersen, Jaina Raqueli
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jorge Alexandre da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jocenir de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso caracteriza-se como um Relatório TeóricoPrático que tem como tema o Bullying contra crianças e adolescentes. A escolha do tema justifica-se pelo processo de estágio desenvolvido no Centro de Formação Teresa Verzeri durante o período compreendido entre 2017/2018, o qual possibilitou o desenvolvimento do projeto de intervenção Não ao Bullying X Sim as diferenças. O problema que norteia a reflexão deste trabalho traduz-se pelo questionamento: Quais as consequências que o bullying desenvolve na vida da criança e do/a adolescente que vivenciaram este tipo de violência? Quanto ao objetivo geral o trabalho visa refletir sobre o bullying e as suas consequências na vida da criança e do/a adolescente, com vistas a ampliar o entendimento sobre esse tipo de violência. Sobre os objetivos específicos, estes visam: contextualizar as diferentes formas de manifestação da violência contra crianças e adolescentes; problematizar o bullying enquanto forma de violência contra crianças e adolescentes; apresentar os resultados obtidos a partir do desenvolvimento do projeto de intervenção ―Não ao Bullying X Sim as diferenças‖. O trabalho buscou nos documentos de estágio informações para a reflexão teórico-prática, também resulta de pesquisa bibliográfica, considerando as bibliografias que problematizam, especialmente, as consequências do bullying para crianças e adolescentes. A abordagem do estudo é qualitativa e o método utilizado para análise da realidade é o dialético crítico. O resultado mais relevante do projeto de intervenção foi proporcionar um espaço de reflexão crítica sobre o bullying e as suas múltiplas manifestações, com vistas a fortalecer o público alvo para a identificação e rompimento com as situações de violência. Pois as consequências dependem muito de cada criança ou adolescente, e da sua estrutura, de vivências, da forma e da intensidade das agressões. No entanto, todas as vítimas, que sofrem com os ataques de bullying, podem sofrer com problemas mais comuns ou até mesmo graves e abrangentes que acabam afetando o âmbito da saúde física e emocional das crianças e adolescentes.
Abstract: The Course Conclusion Paper is characterized as a Theoretical-Practical Report that focuses on Bullying against children and adolescents. The choice of theme is justified by the traineeship process developed at the Teresa Verzeri Training Center during the period between 2017/2018, which enabled the development of the intervention project No to Bullying X Yes the differences. The problem that leads to the reflection of this work is translated by the questioning: What are the consequences of bullying in the life of the child and the teenager who have experienced this kind of violence? As for the general objective, the work aims to reflect on bullying and its consequences in the life of the child and the adolescent, with a view to broadening the understanding about this type of violence. The specific objectives are: to contextualize the different manifestations of violence against children and adolescents; problematizing bullying as a form of violence against children and adolescents; present the results obtained from the development of the intervention project "No to Bullying X Yes the differences". The work sought in the documents of the stage information for the theoretical-practical reflection, also results of bibliographical research, considering the bibliographies that problematize, especially, the consequences of bullying for children and adolescents. The study approach is qualitative and the method used for the analysis of reality is the critical dialectic. The most relevant result of the intervention project was to provide a space for critical reflection on bullying and its multiple manifestations, with a view to strengthening the target audience to identify and break with situations of violence. For the consequences depend very much on each child or adolescent, and its structure, experiences, form and intensity of aggression. However, all victims who suffer from bullying attacks may suffer from more common or even serious and comprehensive problems that end up affecting the physical and emotional health of children and adolescents.
Keywords: Bullying
Assédio nas escolas
Violência
Crianças
Adolescentes
Harassment in schools
Violence
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: SANTOS, Angela Nenê dos. Não ao bullying x sim as diferenças: em debate o projeto de intervenção desenvolvido com crianças e adolescentes do Centro de Formação Teresa Verzeri. 2019. 68 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4485
Issue Date: 5-Jul-2019
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Angela Nenê dos Santos 2019.pdf1,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.