Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4474
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Os processos de humanização na atenção integral à saúde mental sob a perspectiva do serviço social
Autor(es): Cathen, Glaucia Hahn Ten
Primeiro Orientador: Silva, Jocenir de Oliveira
1° Membro da banca: Silva, Jorge Alexandre da
2° Membro da banca: Pohlmann, Lisiane Aparecida
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem o intuito de fazer uma reflexão sobre a práxis profissional a partir do relato de experiência obtido nas disciplinas de estágio obrigatório I e II, realizados no hospital Ivan Goulart, mais precisamente dentro do Centro Regional de Atenção Integral à Saúde Mental no município de São Borja/RS. Busca-se, através de pesquisas bibliográficas, quantitativas e qualitativas, relatar sobre a historicidade da saúde mental brasileira até os dias atuais. Esse trabalho tem como eixo principal observar os processos de humanização na atenção integral à saúde mental no sistema único de saúde brasileiro (SUS), sobre o olhar do Serviço Social, explanando também acerca do projeto de intervenção realizado de forma extensiva no Centro Regional de Atenção Integral à Saúde Mental, na escola municipal Ubaldo Sorrilha da Costa, de forma que trabalhasse com o sentido de promoção e prevenção da Saúde, levando momentos de reflexão sem desfocar do fato de que a saúde mental está em fatores transversais, ou seja, que vão da condição de vida do sujeito ao modo de convivência dentro da comunidade.
Resumen : El presente trabajo de conclusión de curso (TCC) tiene el propósito de hacer una reflexión sobre la praxis profesional a partir del relato de experiencia obtenido en las disciplinas de práctica obligatoria I y II, realizadas en el hospital Ivan Goulart, más precisamente dentro del Centro Regional de Atención Integral a la Salud Mental en el municipio de São Borja / RS. Se busca, a través de investigaciones bibliográficas, cuantitativas y cualitativas, relatar sobre la historicidad de la salud mental brasileña hasta los días actuales. Este trabajo tiene como eje principal observar los procesos de humanización en la atención integral a la salud mental en el sistema único de salud brasileño (SUS), sobre la mirada del Trabajo Social, explicando también sobre el proyecto de intervención realizado de forma extensiva en el Centro Regional de Atención En la escuela municipal Ubaldo Sorrilha da Costa, de forma que trabajara con el sentido de promoción y prevención de la Salud, llevando momentos de reflexión sin desenfocar del hecho de que la salud mental está en factores transversales, o sea, que van a ir de la condición de vida del sujeto al modo de convivencia dentro de la comunidad.
Palabras clave : Saúde mental
Prática profissional
Humanização dos serviços de saúde
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Salud mental
Práctica professional
Humanización de los servicios de salud
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : CATHEN, Glaucia Hahn Tem. Os processos de humanização na atenção integral à saúde mental sob a perspectiva do serviço social. 2019. 63 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4474
Fecha de publicación : 2-jul-2019
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Glaucia Hahn Ten Cathen 2019.pdf903.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.