Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4402
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A influência do hedonismo e do utilitarismo no consumo de carne ovina: um estudo em regiões produtoras de ovinos do Rio Grande do Sul
metadata.dc.creator: Borges, Sávio Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Gustavo da Rosa
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Gustavo da Rosa
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Cláudio Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Viana, João Garibaldi Almeida
metadata.dc.description.resumo: A produção de ovinos é uma cultura tradicional do Rio Grande do Sul e, mesmo após atravessar crises severas, mantem-se presente em boa parte das propriedades com exploração pecuária. O objetivo desse trabalho é analisar a influência do utilitarismo e do hedonismo no consumo de carne ovina em regiões produtoras do Rio Grande do Sul. Os conceitos utilizados abordam temas como comportamento do consumidor, a ovinocultura gaúcha e a presença do utilitarismo e do hedonismo no consumo de alimentos. Com um total de 193 respondentes, o presente trabalho utilizou estatística descritiva, regressão logística e análise logit para interpretação dos dados, através de instrumento validado após etapa de préteste, o qual contemplava as dimensões utilitária e hedônica no consumo de carne ovina. O trabalho aceitou as hipóteses de pesquisa que pressupõem a influência do utilitarismo e do hedonismo no consumo da carne ovina na amostra estudada.
Abstract: The production of sheep is a traditional crop of Rio Grande do Sul and, even after severe crises, it is present in most of the properties with livestock exploitation. The objective of this work is to analyze the influence of utilitarianism and hedonism on the consumption of sheep meat in producing regions of Rio Grande do Sul. The concepts used deal with topics such as consumer behavior, the Rio Grande do Sul sheep and the presence of utilitarianism and hedonism in consumption of food. With a total of 193 respondents, the present study used descriptive statistics, logistic regression and logit analysis for data interpretation, through a validated instrument after the pre-test stage, which contemplated the utilitarian and hedonic dimensions in sheep meat consumption. The work accepted the hypotheses of research that presuppose the influence of utilitarianism and hedonism on the consumption of sheep meat in the sample studied.
Keywords: Ovinocultura
Consumidor
Agronegócio
Sheep
Consumer
Agribusiness
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: BORGES, Sávio Costa. A influência do hedonismo e do utilitarismo no consumo de carne ovina: um estudo em regiões produtoras de ovinos do Rio Grande do Sul. 2017. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Pós-Graduação em Gestão e Inovação do Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4402
Issue Date: 5-Jun-2017
Appears in Collections:Especialização em Gestão e Inovação do Agronegócio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Savio Costa Borges.pdfSavio Costa Borges 2017499,16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.