???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4399
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Perfil da formação dos professores de Ciências da Natureza da rede municipal de Dom Pedrito/RS: indicativos para formação continuada
metadata.dc.title.alternative: Perfil de la formacion de los professores de Ciencias de la Naturaleza de la rede municipal de Dom Pedrito/RS: Indicativos para formación continuada
Autor(es): Fonseca, Eril Medeiros da
Primeiro Orientador: Bierhalz , Crisna Daniela Krause
1° Membro da banca: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
2° Membro da banca: Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
3° Membro da banca: Miranda, Ana Carolina Gomes
Resumo: O presente artigo trata sobre a formação continuada dos professores realizada no curso de Especialização em Ensino de Ciências na Educação do Campo, da Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito - Rio Grande do Sul (RS), objetiva-se traçar o perfil dos professores de Ciências da rede municipal de Dom Pedrito/RS e discutir a formação continuada dos mesmos, compreendendo: periodicidade, concepção e condições de efetivação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, explicativa por levantamento de dados. Utilizou como instrumentos: documentos legais e questionários aplicados aos nove professores. A partir da análise de conteúdo constatou-se que quatro dos nove professores não possuem formação na área de atuação (Ciências da Natureza); a formação continuada ocorre por meio de palestras/seminários; devido à carga horária extensa de trabalho os professores não possuem tempo para realizar formações, porém há interesse de participar de processos formativos sobre diversos temas. Assim, necessita-se articular a formação continuada com o perfil dos professores da rede municipal, coerentes com o contexto que pode ser articulada nas próprias escolas, lócus de trabalho dos professores.
Abstract: El presente artículo trata sobre la formación continuada de los profesores realizada em el curso de Especialización em Enseñanza de Ciencias en la Educación del Campo, de la Universidad Federal de Pampa - Campus Dom Pedrito - Rio Grande do Sul (RS), se objetiva trazar el perfil de los profesores de Ciencias de la red municipal de Don Pedrito / RS y discutir la formación continuada de los mismos, comprendiendo: periodicidad, concepción y condiciones de efectividad. Se caracteriza como una investigación cualitativa, explicativa por levantamiento de datos. Utilizó como instrumentos: documentos legales y cuestionarios aplicados a los nueve profesores. A partir de la análisis de contenido se constató que cuatro de los nueve profesores no poseen formaciónen el área de actuación (Ciencias de la Naturaleza); la formación continuada ocurre por medio de conferencias / seminarios; debido a la carga horaria extensa de trabajo los profesores no tienen tiempo para realizar formaciones, pero hay interés de participar em procesos formativos sobre diversos temas. Así, se necesita articular la formación continuada con el perfil de los profesores de la red municipal, coherentes com el contexto que puede ser articulado en las propias escuelas, locus de trabajo de los profesores.
metadata.dc.subject: Ensino de Ciências
Formação de professores
Perfil dos professores
Enseñanza de ciencias
Formación de profesores
Perfil de los profesores
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
metadata.dc.identifier.citation: FONSECA, Eril Medeiros da. Perfil da formação dos professores de Ciências da Catureza da rede municipal de Dom Pedrito/RS: indicativos para formação continuada. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Educação do Campo, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4399
metadata.dc.date.issued: 27-Jan-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Ciências na Educação do Campo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Eril Medeiros da Fonseca.pdfEril Medeiros da Fonseca 2019266.97 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???