Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4358
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Mapa do valor conservativo dos hábitats potenciais da fauna silvestre para o município de São Gabriel, RS, Brasil
Autor(es): Blasckesi , Tharso José Foletto
Primeiro Orientador: Cruz, Rafael Cabral
1° Membro da banca: Avila Jr., Rubem Samuel de
2° Membro da banca: Teixeira, Italo Filippi
Resumo: Não é preciso muito esforço para perceber que as ações elaboradas pelo ser humano no ambiente deveriam ser precedidas por um minucioso entendimento desse ambiente e das leis que regem o funcionamento e para isso é necessário elaborar diagnósticos ambientais adequados. Desta forma, o presente trabalho está relacionado com o geoprocessamento de mapas do valor conservativo dos hábitats potenciais da fauna silvestre para o município de São Gabriel, RS, Brasil. O objetivo é subsidiar informações para o processo de tomada de decisão para a conservação das espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção no Município de São Gabriel, RS, Brasil. As mais recentes estimativas da diversidade de espécies no planeta apontam a existência de 10 milhões de formas de vida, das quais apenas cerca de 1,7 milhões já estariam classificadas. A metodologia de pesquisa está relacionada com a definição da área de abrangência, o levantamento das espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção, a definição dos critérios de seleção e o geoprocessamento dos mapas. A análise do mapa permitiu a interpretação das regiões com o maior e o menor valor conservativo, assim como, a visualização das regiões com o valor conservativo intermediário. Também foi possível avaliar a distribuição dos grupos taxonômicos nestas regiões e as espécies que contribuíram para a formação do mapa do valor conservativo dos hábitats potenciais da fauna silvestre. A partir destas análises será possível desenvolver estratégias de gestão territorial conforme os conceitos de Gestão da Biodiversidade. O mapa do valor conservativo permitiu verificar no município de São Gabriel as áreas de maior valor conservativo, às de valor intermediário e as áreas de menor valor conservativo.
Resumen : Não é preciso muito esforço para perceber que as ações elaboradas pelo ser humano no ambiente deveriam ser precedidas por um minucioso entendimento desse ambiente e das leis que regem o funcionamento e para isso é necessário elaborar diagnósticos ambientais adequados. Desta forma, o presente trabalho está relacionado com o geoprocessamento de mapas do valor conservativo dos hábitats potenciais da fauna silvestre para o município de São Gabriel, RS, Brasil. O objetivo é subsidiar informações para o processo de tomada de decisão para a conservação das espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção no Município de São Gabriel, RS, Brasil. As mais recentes estimativas da diversidade de espécies no planeta apontam a existência de 10 milhões de formas de vida, das quais apenas cerca de 1,7 milhões já estariam classificadas. A metodologia de pesquisa está relacionada com a definição da área de abrangência, o levantamento das espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção, a definição dos critérios de seleção e o geoprocessamento dos mapas. A análise do mapa permitiu a interpretação das regiões com o maior e o menor valor conservativo, assim como, a visualização das regiões com o valor conservativo intermediário. Também foi possível avaliar a distribuição dos grupos taxonômicos nestas regiões e as espécies que contribuíram para a formação do mapa do valor conservativo dos hábitats potenciais da fauna silvestre. A partir destas análises será possível desenvolver estratégias de gestão territorial conforme os conceitos de Gestão da Biodiversidade. O mapa do valor conservativo permitiu verificar no município de São Gabriel as áreas de maior valor conservativo, às de valor intermediário e as áreas de menor valor conservativo.
Palabras clave : Conservação do hábitat
Fauna Silvestre
Extinção
Habitat Conservation
Wild Fauna
Extinction
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Gabriel
Citación : BLASCKESI, Tharso José Foletto. Mapa do valor conservativo dos habitats potenciais da fauna silvestre para o município de São Gabriel, RS, Brasil. 2014. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4358
Fecha de publicación : 19-mar-2014
Aparece en las colecciones: Gestão Ambiental



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.