Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4358
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Mapa do valor conservativo dos hábitats potenciais da fauna silvestre para o município de São Gabriel, RS, Brasil
metadata.dc.creator: Blasckesi , Tharso José Foletto
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Rafael Cabral
metadata.dc.contributor.referee1: Avila Junior, Rubem Samuel de Avila Junior
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Italo Filippi
metadata.dc.description.resumo: Não é preciso muito esforço para perceber que as ações elaboradas pelo ser humano no ambiente deveriam ser precedidas por um minucioso entendimento desse ambiente e das leis que regem o funcionamento e para isso é necessário elaborar diagnósticos ambientais adequados. Desta forma, o presente trabalho está relacionado com o geoprocessamento de mapas do valor conservativo dos hábitats potenciais da fauna silvestre para o município de São Gabriel, RS, Brasil. O objetivo é subsidiar informações para o processo de tomada de decisão para a conservação das espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção no Município de São Gabriel, RS, Brasil. As mais recentes estimativas da diversidade de espécies no planeta apontam a existência de 10 milhões de formas de vida, das quais apenas cerca de 1,7 milhões já estariam classificadas. A metodologia de pesquisa está relacionada com a definição da área de abrangência, o levantamento das espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção, a definição dos critérios de seleção e o geoprocessamento dos mapas. A análise do mapa permitiu a interpretação das regiões com o maior e o menor valor conservativo, assim como, a visualização das regiões com o valor conservativo intermediário. Também foi possível avaliar a distribuição dos grupos taxonômicos nestas regiões e as espécies que contribuíram para a formação do mapa do valor conservativo dos hábitats potenciais da fauna silvestre. A partir destas análises será possível desenvolver estratégias de gestão territorial conforme os conceitos de Gestão da Biodiversidade. O mapa do valor conservativo permitiu verificar no município de São Gabriel as áreas de maior valor conservativo, às de valor intermediário e as áreas de menor valor conservativo.
Abstract: Não é preciso muito esforço para perceber que as ações elaboradas pelo ser humano no ambiente deveriam ser precedidas por um minucioso entendimento desse ambiente e das leis que regem o funcionamento e para isso é necessário elaborar diagnósticos ambientais adequados. Desta forma, o presente trabalho está relacionado com o geoprocessamento de mapas do valor conservativo dos hábitats potenciais da fauna silvestre para o município de São Gabriel, RS, Brasil. O objetivo é subsidiar informações para o processo de tomada de decisão para a conservação das espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção no Município de São Gabriel, RS, Brasil. As mais recentes estimativas da diversidade de espécies no planeta apontam a existência de 10 milhões de formas de vida, das quais apenas cerca de 1,7 milhões já estariam classificadas. A metodologia de pesquisa está relacionada com a definição da área de abrangência, o levantamento das espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção, a definição dos critérios de seleção e o geoprocessamento dos mapas. A análise do mapa permitiu a interpretação das regiões com o maior e o menor valor conservativo, assim como, a visualização das regiões com o valor conservativo intermediário. Também foi possível avaliar a distribuição dos grupos taxonômicos nestas regiões e as espécies que contribuíram para a formação do mapa do valor conservativo dos hábitats potenciais da fauna silvestre. A partir destas análises será possível desenvolver estratégias de gestão territorial conforme os conceitos de Gestão da Biodiversidade. O mapa do valor conservativo permitiu verificar no município de São Gabriel as áreas de maior valor conservativo, às de valor intermediário e as áreas de menor valor conservativo.
Keywords: Conservação do hábitat
Fauna Silvestre
Extinção
Habitat Conservation
Wild Fauna
Extinction
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Gabriel
Citation: BLASCKESI, Tharso José Foletto. Mapa do valor conservativo dos habitats potenciais da fauna silvestre para o município de São Gabriel, RS, Brasil. 2014. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Gestão Ambiental). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4358
Issue Date: 19-Mar-2014
Appears in Collections:Gestão Ambiental



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.