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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Desenho universal para a aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza na perspectiva inclusiva
metadata.dc.creator: Gonçalves, Uilson Tuiuti de Vargas
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Suzana Cavalheiro de
metadata.dc.contributor.referee3: Maders, Sandra
metadata.dc.description.resumo: O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) teve origem com o Design Universal da Arquitetura, sendo definido pelo planejamento de espaços e produtos acessíveis a todos, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência. Tal ideia de espaços, recursos e ambientes acessíveis foi ampliada para a ação pedagógica. A presente pesquisa teve como objetivo analisar como os princípios do DUA, integrados às atividades pedagógicas, podem contribuir para o ensino inclusivo em Ciências da Natureza. Justifica-se a escolha desse tema pelo fato do DUA apresentar-se como uma alternativa metodológica que possibilita uma flexibilização das atividades de ensino. Essa flexibilidade inclusive na área de Ciências da Natureza, dando a elas acessibilidade e, assim, contemplando os processos de ensino e de aprendizagem de todos os estudantes em sala de aula. O DUA permite um ensino inclusivo uma vez que, em sua proposta, prevê a eliminação de barreiras pedagógicas que acabam por excluir os indivíduos no contexto escolar. Participaram do estudo 35 estudantes de uma Escola Pública Estadual de Ensino Médio do município de Dom Pedrito – RS. A pesquisa teve abordagem qualitativa, exploratória com estudo de caso. No estudo foram utilizados como instrumentos para coleta de dados o diário de campo, observações e questionários. Para o desenvolvimento das intervenções pedagógicas o estudo embasou-se nas ideias de Pacheco (2017) sobre o DUA no Ensino de Ciências. Os dados coletados na pesquisa serão analisados com base na teoria de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Este estudo teve como resultados a compreensão de que não há uma receita que possa ser seguida para o ensino de todos os alunos, afinal isso implicaria na homogeneização do ensino e um retorno às práticas tradicionais da educação, caminho contrário à prática dos princípios da inclusão escolar. Para a implantação do DUA em sala de aula, faz-se necessário o planejamento e elaboração de atividades pedagógicas inclusivas, que contemplem o uso de recursos que potencializem os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. Diante do exposto, percebe-se que a organização da atividade de ensino subsidiado pelos princípios orientadores do DUA, pode aperfeiçoar o desenvolvimento de práticas condizentes com o movimento da educação inclusiva, visando assegurar o direito de todos à Educação. A partir dos resultados encontrados nesta pesquisa, pude concluir que se tratando dos princípios didático-pedagógicos e, especialmente, para o processo de ensino-aprendizagem o DUA além de proporcionar acesso por meio da flexibilização e “participação”, também contribui para o ensino inclusivo em Ciências da Natureza. Neste sentido, o Desenho Universal para a Aprendizagem pode ser um aliado em potencial do trabalho colaborativo para o favorecimento da inclusão escolar, pois converge em um objetivo comum, a construção de práticas pedagógicas acessíveis para a escolarização de todos estudantes em sala de aula.
Abstract: The Universal Design for Learning originated with Universal Architecture Design, being defined by the planning of spaces and products accessible to all, without the need for adaptation or specialized design for people with disabilities. This idea of accessible spaces, resources and environments was expanded to pedagogical action. The present research had as objective to analyze how the principles of the DUA, integrated to the pedagogical activities, can contribute to the inclusive education in Sciences of the Nature. The choice of this topic is justified by the fact that the DUA presents itself as a methodological alternative that allows flexibility in teaching activities. This flexibility also in the area of Natural Sciences, giving them accessibility and thus contemplating the teaching and learning processes of all students in the classroom. The Universal Design for Learning allows an inclusive education since, in its proposal, it foresees the elimination of pedagogical barriers that end up excluding individuals in the school context. Thirty-five students from a Public High School in the municipality of Dom Pedrito - RS participated in the study. The research had a qualitative, exploratory approach with a case study. In the study, the field diary, observations and questionnaires were used as instruments for data collection. For the development of the pedagogical interventions the study was based on the ideas of Pacheco (2017) on the DUA in the Teaching of Sciences. The data collected in the research will be analyzed based on the theory of content analysis (BARDIN, 2011). This study had the results of an understanding that there is no recipe that can be followed for the teaching of all students, after all this would imply homogenization of teaching and a return to traditional practices of education, a path contrary to the practice of the principles of school inclusion. For the implementation of the Universal Design for Learning in the classroom, it is necessary to plan and elaborate inclusive pedagogical activities, which contemplate the use of resources that enhance the teaching and learning processes of students. In view of the above, it can be seen that the organization of the teaching activity subsidized by the DUA's guiding principles can improve the development of practices consistent with the inclusive education movement, aiming at ensuring the right of all to Education. From the results found in this research, I was able to conclude that when it comes to teaching-learning principles and especially to the teaching-learning process, the Universal Design for Learning besides providing access through flexibilization and "participation" also contributes to inclusive education in Science of Nature. In this sense, the Universal Design for Learning can be a potential ally of collaborative work to favor school inclusion, since it converges into a common goal, the construction of accessible pedagogical practices for the schooling of all students in the classroom.
Keywords: DUA
Ensino de Ciências da Natureza
Educação inclusiva
Natural Sciences Teaching
Inclusive education
Desenho Universal para a Aprendizagem
Universal Design for Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: GONÇALVES, Uilson Tuiuti de Vargas. Desenho universal para a aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza na perspectiva inclusiva. 2019. 111 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4296
Issue Date: 3-Jul-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

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