Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4294
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O discurso oficial sobre a avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores em Ciências da Natureza
Autor(es): Chaves, Letícia Leite
Primeiro Orientador: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
1° Membro da banca: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
2° Membro da banca: Mello, Elena Maria Billig
3° Membro da banca: Maders, Sandra
Resumo: O desenvolvimento de estudos que referem-se à verificação da Avaliação no Ensino Superior (Licenciatura) é relevante considerando que habitualmente condiz com a busca de dados estatísticos, que visam quantificar, categorizar e excluir, ao invés de problematizar como se aprende, dentro de uma perspectiva formativa dos discentes. Esta pesquisa tem como tema “A avaliação no Projeto Pedagógico do Curso das Licenciaturas em Ciências da Natureza no Rio grande do Sul e como problema de pesquisa: De que forma a avaliação está descrita nestes?” e se propõe a investigar como a avaliação está descrita nos Projetos Pedagógicos de Curso das Licenciaturas em Ciências da Natureza das universidades do Rio Grande do Sul. Metodologicamente caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, explicativa e documental. Como resultado observou-se que o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza está bem distribuído geograficamente pelo país, totalizando 46 municípios que a ofertam, entretanto, constatou-se que no Rio Grande do Sul há quatro cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, sendo dois denominados como Ciências da Natureza Licenciatura na Universidade Federal do Pampa (Campus Dom Pedrito e Uruguaiana), um como Ciências da Natureza: habilitação em Biologia e Química no Instituto Federal do Rio Grande do Sul e o último como Ciências da Natureza para os anos finais do Ensino Fundamental na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Espera-se com este estudo apresentar um panorama dos cursos de Ciências da Natureza e contribuir com as Licenciaturas, fazendo com que os docentes possam avaliar sua prática referente aos seus métodos de avaliação utilizados.
Abstract: The development of studies that refer to the verification of Higher Education Assessment (Licenciatura) is relevant considering that usually matches the search for statistical data, which aim to quantify, categorize and exclude, instead of problematizing how to learn, within a formative perspective of the students. This research has as its theme "Evaluation in the Pedagogical Project of the Degree in Natural Sciences in Rio Grande do Sul and as a research problem: How is the evaluation described in these?" And proposes to investigate how the evaluation is described in the Pedagogical Projects of the Undergraduate Courses in Natural Sciences of the universities of Rio Grande do Sul. Methodologically it is characterized as a qualitative, explanatory and documentary approach. As a result, it was observed that the degree course in Nature Sciences is well distributed geographically throughout the country, totaling 46 municipalities that offer it, however, it was found that in Rio Grande do Sul there are four undergraduate courses in Nature Sciences, being two named as Natural Sciences at the Federal University of Pampa (Campus Dom Pedrito and Uruguaiana), one as Sciences of Nature: qualification in Biology and Chemistry at the Federal Institute of Rio Grande do Sul and the latter as Sciences of Nature for the final years of the Elementary School at the Federal University of Rio Grande do Sul. This study is expected to present an overview of the Nature Science courses and contribute to the Undergraduate Courses, allowing teachers to evaluate their practice regarding their evaluation methods used.
Palavras-chave: Ensino Superior
Processo avaliativo
Licenciatura em Ciências da Natureza
Projeto Pedagógico de Curso
Higher Education
Evaluation process
Degree in Natural Sciences
Pedagogical Course Project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citação: CHAVES, Letícia Leite. O discurso oficial sobre a avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores em Ciências da Natureza. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4294
Data do documento: 9-Jul-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETICIA LEITE CHAVES.pdfLETICIA LEITE CHAVES 20191.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.