Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4294
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O discurso oficial sobre a avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores em Ciências da Natureza
metadata.dc.creator: Chaves, Letícia Leite
metadata.dc.contributor.advisor1: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
metadata.dc.contributor.referee1: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
metadata.dc.contributor.referee2: Mello, Elena Maria Billig
metadata.dc.contributor.referee3: Maders, Sandra
metadata.dc.description.resumo: O desenvolvimento de estudos que referem-se à verificação da Avaliação no Ensino Superior (Licenciatura) é relevante considerando que habitualmente condiz com a busca de dados estatísticos, que visam quantificar, categorizar e excluir, ao invés de problematizar como se aprende, dentro de uma perspectiva formativa dos discentes. Esta pesquisa tem como tema “A avaliação no Projeto Pedagógico do Curso das Licenciaturas em Ciências da Natureza no Rio grande do Sul e como problema de pesquisa: De que forma a avaliação está descrita nestes?” e se propõe a investigar como a avaliação está descrita nos Projetos Pedagógicos de Curso das Licenciaturas em Ciências da Natureza das universidades do Rio Grande do Sul. Metodologicamente caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, explicativa e documental. Como resultado observou-se que o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza está bem distribuído geograficamente pelo país, totalizando 46 municípios que a ofertam, entretanto, constatou-se que no Rio Grande do Sul há quatro cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, sendo dois denominados como Ciências da Natureza Licenciatura na Universidade Federal do Pampa (Campus Dom Pedrito e Uruguaiana), um como Ciências da Natureza: habilitação em Biologia e Química no Instituto Federal do Rio Grande do Sul e o último como Ciências da Natureza para os anos finais do Ensino Fundamental na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Espera-se com este estudo apresentar um panorama dos cursos de Ciências da Natureza e contribuir com as Licenciaturas, fazendo com que os docentes possam avaliar sua prática referente aos seus métodos de avaliação utilizados.
Abstract: The development of studies that refer to the verification of Higher Education Assessment (Licenciatura) is relevant considering that usually matches the search for statistical data, which aim to quantify, categorize and exclude, instead of problematizing how to learn, within a formative perspective of the students. This research has as its theme "Evaluation in the Pedagogical Project of the Degree in Natural Sciences in Rio Grande do Sul and as a research problem: How is the evaluation described in these?" And proposes to investigate how the evaluation is described in the Pedagogical Projects of the Undergraduate Courses in Natural Sciences of the universities of Rio Grande do Sul. Methodologically it is characterized as a qualitative, explanatory and documentary approach. As a result, it was observed that the degree course in Nature Sciences is well distributed geographically throughout the country, totaling 46 municipalities that offer it, however, it was found that in Rio Grande do Sul there are four undergraduate courses in Nature Sciences, being two named as Natural Sciences at the Federal University of Pampa (Campus Dom Pedrito and Uruguaiana), one as Sciences of Nature: qualification in Biology and Chemistry at the Federal Institute of Rio Grande do Sul and the latter as Sciences of Nature for the final years of the Elementary School at the Federal University of Rio Grande do Sul. This study is expected to present an overview of the Nature Science courses and contribute to the Undergraduate Courses, allowing teachers to evaluate their practice regarding their evaluation methods used.
Keywords: Ensino Superior
Processo avaliativo
Licenciatura em Ciências da Natureza
Projeto Pedagógico de Curso
Higher Education
Evaluation process
Degree in Natural Sciences
Pedagogical Course Project
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: CHAVES, Letícia Leite. O discurso oficial sobre a avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores em Ciências da Natureza. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4294
Issue Date: 9-Jul-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETICIA LEITE CHAVES.pdfLETICIA LEITE CHAVES 20191,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.