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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estágio curricular em Ciências da Natureza: percepções da gestão escolar e do professor regente
metadata.dc.creator: Paz, Juliana Castilho
metadata.dc.contributor.advisor1: Coutinho, Cadidja
metadata.dc.contributor.referee1: Coutinho, Cadidja
metadata.dc.contributor.referee2: Ruppenthal, Raquel
metadata.dc.contributor.referee3: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Diante da busca pela qualidade no ensino e a preocupação com a formação inicial dos professores, almeja-se uma prática educacional interdisciplinar no contexto escolar. É neste momento que cabe salientar e entender que a formação do professor é essencial. O educador precisa de um olhar amplo para o mundo ao redor do seu aluno, e também para o conjunto de informações veiculadas nas mídias e em geral, usando-os como ponto de partida para propiciar a construção de um conhecimento científico e significativo. Perante o exposto, o presente trabalho buscou investigar as percepções da gestão escolar e do professor regente quanto à inserção de licenciandos em Ciências da Natureza no estágio curricular. Para tanto, a metodologia caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, e foi utilizado um questionário com perguntas correlacionadas à relação professor-aluno-estagiário. A coleta de dados ocorreu a partir do processo de aplicação do questionário à gestão e aos professores regentes de Ciências da Natureza das escolas-campo do Programa Residência Pedagógica de Dom Pedrito/RS. Os resultados foram analisados através da Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Assim, identificou-se as percepções da gestão escolar e do professor regente quanto à inserção do estagiário em Ciências da Natureza Licenciatura, numa perspectiva formativa interdisciplinar. Os resultados mostram que a gestão escolar e o professor regente visualizam suas atribuições de acolhida e de suporte teórico, respectivamente. Apontam a necessidade formativa baseada no planejamento pedagógico e sustentam que a relação entre escola – professor regente – estagiário deve estar pautada na cooperação. Ainda, identificam a importância da interdisciplinaridade, apesar de ser pouco conhecida e requerer um esforço para delinear o conhecimento e não a sua fragmentação. Afirmam que o Programa Residência Pedagógica tem contribuído na formação dos licenciandos e dos profissionais em atuação, oportunizando a melhoria do ensino nas escolas participantes.
Abstract: Faced with the search for quality in teaching and concern with the initial formation of teachers, an interdisciplinary educational practice is desired in the school context. At this point it is important to emphasize and understand that teacher training is essential. The educator needs a broad view of the world around his student, as well as the set of information conveyed in the media and in general, using them as a starting point for building meaningful scientific knowledge. In view of the above, the present work sought to investigate the perceptions of the school management and the regent teacher regarding the insertion of licenciandos in Natural Sciences in the curricular stage. For this, the methodology is characterized as a qualitative research, and a questionnaire was used with questions correlated to the teacher-student-trainee relationship. The data collection took place from the process of applying the questionnaire to the management and the Regents professors of Natural Sciences of the country schools of the Residence Pedagogical Program of Dom Pedrito / RS. The results were analyzed using the Collective Subject Discourse Technique. Thus, the perceptions of the school management and the teacher regent regarding the insertion of the trainee in the Sciences of Nature Licenciatura, in an interdisciplinary formative perspective were identified. The results show that the school management and the regent teacher visualize their assignments of reception and theoretical support, respectively. They point out the formative need based on pedagogical planning and maintain that the relationship between school - teacher regent - trainee should be based on cooperation. Furthermore, they identify the importance of interdisciplinarity, although it is little known and requires an effort to delineate knowledge, not fragmentation. They affirm that the Pedagogical Residency Program has contributed in the training of the graduates and the professionals in action, opportunizing the improvement of the teaching in the participating schools.
Keywords: Regência
Interdisciplinaridade
Programa Residência Pedagógica
Formação inicial
Regency
Interdisciplinarity
Pedagogical Residence Program
Initial formation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: PAZ, Juliana Castilho. Estágio curricular em Ciências da Natureza: percepções da gestão escolar e do professor regente. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4291
Issue Date: 3-Jul-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

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