Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/428
Tipo: Relatório Técnico
Título: A gestão do processo educacional da pessoa com deficiência : a legislação e a formação do professor da escola especial José Luiz Piúma/APAE Jaguarão - RS.
Autor(es): Roncato, Luciane Lakus
Primeiro Orientador: Silva Júnior, Bento Selau da
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo traz resultados de um processo de pesquisa e intervenção que teve como objetivo qualificar o processo de gestão educacional na Escola Especial José Luiz Piúma das pessoas com deficiência em Jaguarão/RS, através da formação docente. Os estudos, reflexões, discussões e construção de conhecimento tiveram como ponto de partida as leis referentes à educação especial no Brasil, com as leituras de Paulo Freire e seus pressupostos teóricos. Tendo como metodologia a intervenção realizada na escola especial conforme Damiani (2012), ao produzir reflexões sobre a prática que motivassem a qualificação e a prática pedagógica de todos os sujeitos envolvidos, foram realizados cinco encontros que se constituíram em referências importantes durante o processo de intervenção: (1) Educação Especial, Educação Inclusiva e Educação Popular - Educação Libertária‖; (2) A realidade dos educandos e o inacabamento freireano - Ser histórico; ser mais‖; (3) A legislação (CF, LDB, PNE, Lei orgânica municipal/educação especial) e o empoderamento - Luta‖; (4) Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a educação e esperança - Reflexão sobre a práxis‖; (5) O PNE e a Situação das APAEs - Educação e Mudança Social (as próprias pessoas devem mudar) - Libertação‖. Os professores foram convidados a refletir, dialogar, discutir, problematizar, aprofundar conhecimentos e buscar alternativas para qualificar o processo educacional, realçando peculiaridades da educação popular, pelo caráter interativo e de busca de transformações nas práticas educativas. Em suas manifestações evidenciaram se sentir capazes para: fazer educação aprimorando sua qualidade; desenvolver um ensino melhor junto a seus alunos na educação especial, identificando problemas, apontando soluções e agindo quando lhes couber resolver; atentar e reivindicar ações eficazes junto às demais instituições e a todos os setores da sociedade responsáveis pelo contexto político-social da educação de todos, de maneira digna e respeitosa por suas especificidades, procurando impedir que seus alunos sejam excluídos de um processo educativo compatível às suas necessidades e às da sociedade na qual vivem. A intervenção provocou a todos a almejar e a se comprometer a continuar a caminhada iniciada na formação permanente dos docentes da Escola Especial José Luiz Piúma.
Abstract: Este Relato Crítico Reflexivo presenta los resultados de un proceso de investigación y la intervención que tuvo como objetivo calificar el proceso de gestión de la educación de la Escuela Especial José Luiz Piúma de las personas con discapacidad en Yaguarón/RS, a través de la formación del profesorado. Los estudios, reflexiones, discusiones y la construcción de conocimiento tuvo como punto de partida las leyes relativas a la educación especial en Brasil, con lecturas de Paulo Freire y los supuestos. Con la metodología de la intervención realizada en la escuela especial de acuerdo Damiani (2012), para producir reflexiones sobre la práctica que justifica la calificación y la práctica pedagógica de todos los involucrados, hubo cinco reuniones que se formaron referencias importantes durante el proceso de intervención: (1) Educación Especial, Educación Inclusiva y Educación Popular - "Educación Libertaria"; (2) La realidad de los estudiantes y de Freire inacabado - "Para ser histórica ; ser más"; (3) La ley (CF, LDB, PNE, Ley Orgánica Municipal/educación especial) y el empoderamiento - "Lucha"; (4) Directrices Curriculares Nacionales (DCN) para la educación y la esperanza - "Reflexión sobre la práctica"; (5) El PNE y el Estatuto de los APAES - Educación y cambio social (personas mismas deben cambiar) - "Liberación". Los profesores fueron invitados a reflexionar, discutir, debatir, profundizar conocimientos y encontrar alternativas para calificar el proceso educativo, evidenciando las peculiaridades de la educación popular, la naturaleza interactiva y la búsqueda de cambios en las prácticas educativas. En sus manifestaciones demonstraron sentirse capaces de: hacer educación mejorando la calidad, desarrollar una mejor educación junto a sus alumnos en la educación especial, identificando problemas, indicando soluciones y de actuar cuando sea necesario resolverlos; prestar atención y reclamar acciones eficaces con las demás instituciones y a todos los sectores de la sociedad responsable por el contexto político y social de toda la educación, de manera digna y respetuosa por sus características específicas, tratando de evitar que sus estudiantes sean excluídos de un proceso educativo compatible con su necesidades y la sociedad en que viven. La intervención ha provocado en todos a anhelar y comprometerse a continuar el caminho iniciado en la formación de docentes de la Escuela Especial José Luiz Piúma.
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Legislação
Gestão educacional
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/428
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciane Lakus Roncato.pdfRelatório Crítico-Reflexivo Mestrado3.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.