Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4288
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : PIBID: processos formativos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza UNIPAMPA - Campus Dom Pedrito
Autor(es): D'Avila, Guilherme Brasil
Primeiro Orientador: Maders, Sandra
1° Membro da banca: Maders, Sandra
2° Membro da banca: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
3° Membro da banca: Bierhalz, Crisna Daniela Krause
Resumo: Este trabalho buscou investigar os processos formativos desde a teoria até a prática, bem como, os recursos que proporcionam uma relação na aprendizagem da docência na formação inicial. Esta pesquisa focou nos processos formativos, realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O exercício da docência na formação inicial tem sido alvo de inúmeros trabalhos e pesquisas que buscam identificar e analisar metodologias e práticas significativas para a aprendizagem profissional dos professores. Nesse sentido, evidenciou-se a importância que é compreender a complexidade desses processos formativos. Teve como objetivos: analisar as potencialidades dos processos formativos do PIBID vinculados ao curso de Ciências da Natureza-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito (UNIPAMPA). Para o desenvolvimento desta pesquisa realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que foram coletados dados, através de um questionário semiestruturado e, posteriormente a análise dos mesmos. Diante da análise dos resultados constatou-se que participar ativamente do programa em questão é um impulso a escolha da profissão, além de ser uma oportunidade de qualificação transformadora, na área da educação.
Resumen : This work sought to investigate the formative processes from theory to practice, as well as the resources that provide a relationship in the teaching of teaching in initial formation. This research focused on the training processes, carried out in the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID). The exercise of teaching in initial formation has been the subject of numerous studies and researches that seek to identify and analyze methodologies and practices that are significant for the professional learning of teachers. In this sense, the importance of understanding the complexity of these formative processes was evidenced. It had as objectives: to analyze the potential of the formative processes of PIBID linked to the course of Natural Sciences- graduation of the Federal University of Pampa, Campus Dom Pedrito (UNIPAMPA). For the development of this research, a qualitative research was carried out, where data were collected through a semi-structured questionnaire and, subsequently, the analysis of the same. In the face of the analysis of the results, it was found that actively participating in the program in question is a great impulse to choose the profession, besides being a great opportunity for transforming qualification in the area of education.
Palabras clave : PIBID
Processos formativos
Ciências da Natureza
Formative Processes
Natural Sciences
Licenciatura em Ciências da Natureza
Degree in Natural Science
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citación : D'AVILA, Guilherme Brasil. PIBID: processos formativos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza UNIPAMPA - Campus Dom Pedrito. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4288
Fecha de publicación : 5-jul-2019
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências da Natureza

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GUILHERME BRASIL D’AVILA.pdfGUILHERME BRASIL D’AVILA 2019735.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.