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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino de Ciências nas escolas públicas municipais de Dom Pedrito/RS
metadata.dc.creator: Gomes, Fernanda Bohnert
metadata.dc.contributor.advisor1: Maders, Sandra
metadata.dc.contributor.referee1: Maders, Sandra
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Maria Silvana Aranda
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Suzana Cavalheiro de
metadata.dc.description.resumo: Segundo a classificação médica, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é frequentemente referido à crianças com o diagnóstico de Autismo, Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outra Especificação. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, publicado em maio de 2013, na sua 5ª edição (DSM-5). O termo oficial no documento é Transtorno do Espectro do Autismo ou Transtorno do Espectro Austista. Manifestam-se em graus de severidade diferentes na relação dos seus sintomas, isso é, suas peculiaridades se manifestam de enormes diversidades. Esta pesquisa tem como objetivo geral, refletir sobre o processo de inclusão de alunos com TEA no Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Quanto aos objetivos específicos, conhecer a legislação para inclusão escolar no Brasil, principalmente, para pessoas com TEA; mapear as escolas que atendem alunos com TEA matriculados no Ensino Fundamental no município de Dom Pedrito/RS; conhecer e compreender os desafios encontrados sobre a inclusão de alunos com TEA nas escolas de Ensino Fundamental no município de Dom Pedrito/RS. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa exploratória. Quanto aos procedimentos classifica-se como um estudo de caso. E também classifica-se como um estudo de campo. Quanto a análise de dados é qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizados foi um levantamento preliminar dos alunos com T.E.A. matriculados no Ensino de Ciências nos anos finais do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em Dom Pedrito; posteriormente, a aplicação de um questionário com os professores da(s) escola(s). A partir da análise das respostas obtidas foi elaborado um roteiro para aplicação de uma sequência didática. Espera-se que esta pesquisa contribua com a formação de professores, proporcionando uma reflexão sobre o processo da inclusão de alunos autistas, bem como, discutir e analisar as metodologias utilizadas com os mesmos no Ensino de Ciências.
Abstract: According to medical classification, the Autistic Spectrum Disorder (ASD) is often referred to children diagnosed with Autism, Asperger Syndrome, Childhood Disintegrative Disorder, and Developmental Disorder Not Otherwise Specified. The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, published in May, 2013, in its 5th edition (DSM-5). The official term in the document is Autism Spectrum Disorder or Austrastrum Spectrum Disorder. They manifest themselves in different degrees of severity in the relation of their symptoms, that is, their peculiarities are manifested of enormous diversities. This research has as general objective, to reflect on the process of inclusion of students with ASD in Science Teaching in the final years of Elementary School. Regarding the specific objectives, to know the legislation for school inclusion in Brazil, mainly for people with ASD; map the schools that attend students with ASD enrolled in Elementary School in the municipality of Dom Pedrito / RS; to know and understand the challenges encountered regarding the inclusion of students with ASD in elementary schools in the municipality of Dom Pedrito / RS. This research is characterized as an exploratory research. As for the procedures it is classified as a case study. It is also classified as a field study. How much data analysis is qualitative. The data collection instrument used was a preliminary survey of students with T.E.A. enrolled in Science Teaching in the final years of the 6th to 9th year of Primary Education in Dom Pedrito; later, the application of a questionnaire with the teachers of the school (s). From the analysis of the answers obtained, a script was developed for the application of a didactic sequence. It is hoped that this research contributes to the training of teachers, providing a reflection on the process of inclusion of autistic students, as well as discussing and analyzing the methodologies used with them in Science Teaching.
Keywords: Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
Inclusão
Transtorno do Espectro Autista
Science teaching
Elementary School
Inclusion
Autism Spectrum Disorder
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: GOMES, Fernanda Bohnert. Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino de Ciências nas escolas públicas municipais de Dom Pedrito/RS. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4285
Issue Date: 2-Jul-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

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