Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4283
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ensino inclusivo em Ciências da Natureza para estudantes com deficiência visual através do uso de sequência didática
metadata.dc.creator: Guntzel, Fabiana Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Brizolla, Francéli
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Brizolla, Francéli
metadata.dc.contributor.referee3: Bastos, Amélia Rota Borges de
metadata.dc.contributor.referee4: Duso, Leandro
metadata.dc.description.resumo: A inclusão no âmbito escolar descende de muitos estudos e práticas os quais assegurem o direito dos estudantes de construírem seus conhecimentos juntos. Para que esse direito seja assegurado, a escola deve oportunizar meios didático-pedagógicos para que o processo inclusivo aconteça, buscando valorizar a heterogeneidade, tratando a todos com o princípio da equidade. Esta pesquisa desenvolvida no curso de Ciências da Natureza Licenciatura da Unipampa, Campus Dom Pedrito, objetivou investigar a pertinência da aplicação de uma sequência didática sobre a temática abelha, no componente curricular de Ciências, bem como, os recursos didático-metodológicos para os processos de ensino e aprendizagem de uma estudante com deficiência visual. A metodologia caracteriza-se, quanto à abordagem, como qualitativa, quanto aos objetivos como exploratória e, quanto aos procedimentos, como intervenção pedagógica . Teve como lócus uma escola da rede pública municipal de Dom Pedrito-RS e como sujeito uma estudante com deficiência visual matriculada no 7° ano na escola. Os dados foram analisados segundo a metodologia de Linguagem de Descrição (BERNSTEIN, 2000). O período de desenvolvimento da pesquisa foi de janeiro a julho de 2019. A pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas, para melhor elucidação sobre o contexto pesquisado. Conclui-se que a inclusão de estudantes com deficiência visual no contexto escolar é uma realidade possível e que o uso de materiais e recursos adequados, elaborados a partir dos interesses, necessidades, potencialidades e da realidade dos sujeitos, facilitam a interação em sala de aula, propiciando seu desenvolvimento pessoal através do estímulo na busca pela construção do seu conhecimento.
Abstract: Inclusion in the school environment stems from many studies and practices which ensure the right of students to build their knowledge together. In order for this right to be assured, the school must provide pedagogical and didactic means for the inclusive process to take place, seeking to value heterogeneity, treating all with the principle of equity. This research developed in the course of Nature Sciences Degree of Unipampa, Campus Dom Pedrito, aimed to investigate the relevance of the application of a didactic sequence on the bee theme, in the curricular component of Sciences, as well as the didactic-methodological resources for the processes of teaching and learning of a visually impaired student. The methodology is characterized, as regards the approach, as qualitative, regarding the objectives as exploratory and, regarding the procedures, as pedagogical intervention. It had as locus a school of the municipal public network of Dom Pedrito-RS and like subject a visually impaired student enrolled in the 7th year in the school. The data were analyzed according to the methodology of Description Language (BERNSTEIN, 2000). The research development period was from January to July 2019. The research was developed in five stages, to better elucidate the context researched. It is concluded that the inclusion of students with visual impairment in the school context is a possible reality and that the use of adequate materials and resources, based on the interests, needs, potentialities and reality of the subjects, facilitate interaction in the classroom , propitiating their personal development through the stimulus in the search for the construction of their knowledge.
Keywords: Ensino de ciências
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Inclusão escolar
Deficiência visual
Science Teaching
Following teaching
Meaninful learning
School inclusion
Visual impairment
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: GUNTZEL, Fabiana Gomes. O ensino inclusivo em Ciências da Natureza para estudantes com deficiência visual através do uso de sequência didática. 2019. 114 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4283
Issue Date: 5-Jul-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANA GOMES GUNTZEL.pdfFABIANA GOMES GUNTZEL 20192,6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.