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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Abordagem dos conceitos ácido-base em livros didáticos de Química do Ensino Superior
metadata.dc.creator: Freitas, Renata Teixeira Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Sudati, Jéssie Haigert
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pazinato, Maurícius Selvero Pazinato
metadata.dc.contributor.referee1: Sudati, Jéssie Haigert
metadata.dc.contributor.referee2: Pazinato, Maurícius Selvero
metadata.dc.contributor.referee3: Braibante, Mara Elisa Fortes
metadata.dc.contributor.referee4: Miranda, Ana Carolina Gomes
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma análise das definições de Ácido e Base em Livros Didáticos mais utilizados no ensino superior nas áreas da Química (Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica, Bioquímica e Físico-Química) em cursos de Química Licenciatura de universidades federais do RS. O estudo objetivou avaliar os Livros Didáticos mais utilizados em cada área, a partir de cinco critérios: Perspectiva da Abordagem, Sequência de assuntos, Número de Páginas, Uso da História da Ciência, Funcionalidade dos recursos Visuais e Níveis de representação envolvidos nos recursos visuais. Analisaram-se aproximadamente 400 representações visuais relacionadas ao assunto. Os critérios apontam que, a maioria das teorias encontradas nos livros é de Bronsted-Lowry e Lewis, quanto ao critério funcionalidade dos recursos visuais, as mais utilizadas são: Macroscópica (Mac), Submicroscópica (Smic) e Simbólica (Simb), sendo que o livro B é o que contempla maior número de níveis de representação envolvidos nos recursos visuais, porém, nenhum exibe a História da Ciência. Espera-se que o desenvolvimento deste trabalho contribua para discussões sobre o tema e a qualidade dos Livros Didáticos da área.
Abstract: This work presents an analysis of the definitions of Acid and Base in most used Textbooks in the areas of Chemistry (Analytical Chemistry, Inorganic Chemistry, Organic Chemistry, Biochemistry and Physical Chemistry) at the higher level in Licentiate Chemistry courses from federal universities of RS. The study aimed to evaluate the most used Textbooks in each area, based on five criteria: Approach Perspective, Sequence of Subjects, Number of Pages, Use of History of Science, Functionality of Visual Resources and Levels of representation involved in visual resources. Approximately 400 visual representations related to the subject were analyzed. The criteria are that most of the theories found in the books are by Bronsted-Lowry and Lewis, regarding the criterion functionality of the visual resources, the most used are: Macroscopic (Mac), Submicroscopic (Smic) and Symbolic (Simb), being that Book B is the one that contemplates the greater number of levels of representation involved in the visual resources, however, none exhibits the History of Science. It is hoped that the development of this work will contribute to discussions about the theme and quality of the textbooks of the area.
Keywords: Ácido-base
Ensino de Química
Livro didático
Acid and base
Chemestry teaching
Textbook
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: FREITAS, Renata Teixeira Gomes de. Abordagem dos conceitos ácido-base em livros didáticos de Química do Ensino Superior. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4279
Issue Date: 20-Jun-2018
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

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