Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4278
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Alisamento capilar: uma temática para a abordagem de proteína
metadata.dc.creator: Silva, Lorena Garces
metadata.dc.contributor.advisor1: Sudati, Jessie Haigert
metadata.dc.contributor.referee1: Sudati, Jéssie Haigert
metadata.dc.contributor.referee2: Coutinho, Cadidja
metadata.dc.contributor.referee3: Pazinato, Maurícius Selvero
metadata.dc.description.resumo: Considerando a importância de conhecimentos sobre ciência e como eles auxiliam para uma participação ativa e responsável na sociedade atual, o presente estudo objetivou detectar e avaliar o conhecimento prévio e posterior à proposta didática que envolvia o tema alisamento capilar no entendimento de conceitos de proteínas. Participaram desta pesquisa 27 acadêmicos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, sendo que a proposta didática foi aplicada e avaliada por meio de questionário, aula expositiva, experimento demonstrativo e resolução de um estudo de caso. Para a avaliação das respostas presentes no questionário, classificaram-se as perguntas em duas dimensões: 1ª dimensão, conhecimentos químicos de proteínas; e a 2ª dimensão, relação entre alisamentos capilares e Bioquímica. As respostas foram classificadas em categorias correspondentes ao grau de satisfação, tais como: RS (resposta satisfatória); RP (resposta parcial); RI (resposta insatisfatória) e NR (não respondeu). No resultado deste estudo detectouse que os acadêmicos apresentaram dificuldades na compreensão dos conceitos de proteínas, mesmo posterior à proposta desenvolvida, demonstrado pelo alto índice de RP (37 respostas) na 1ª dimensão. Ainda, observou-se pouca clareza no desenvolvimento das respostas, o que confirma a dificuldade nos conhecimentos específicos de Bioquímica. Porém, na 2º dimensão, os dados obtidos foram satisfatórios, pois a categoria RS atingiu 70,5% no pré-teste, e 85% no pós. Talvez, por esses dados tratarem de uma maior aproximação à realidade do tema com os conceitos bioquímicos. Os dados da resolução do estudo de caso apresentaram 18,5% RS, 74,1% RP e 7,5% RI, sendo este o melhor resultado da presente pesquisa. Por fim, parte deste trabalho corrobora com a eficácia de atividades temáticas aliadas às questões do cotidiano, confirmando dados já presentes na literatura. Porém, mais estudos são necessários para suprir a demanda no entendimento de conceitos científicos de proteína, pois a presente proposta não demonstrou melhora neste contexto.
Abstract: Considering the importance of knowledge about science and how it helps active and responsible participation in atual society, the present study aimed at detecting and evaluating the previous and subsequent knowledge of the didactic proposal that involved the hair straightening theme in the understanding of protein concepts. 27 academics of the 5th semester of the Graduation in Natural Sciences participated in this research being the didactic proposal applied and evaluated through a questionnaire, expository class, demonstrative experiment and resolution of a case study. In order to evaluate the answers present in the questionnaire, the questions were classified into two dimensions: 1st dimension, chemical knowledge of proteins; and the 2nd dimension, relation between hair straighteners and Biochemistry. Student’s answers were classified into categories corresponding to each degree of satisfaction, such as: SR (satisfactory response); PR (partial response); RU (unsatisfactory response) and NR (no response). As a result of this study, it was detected that the academics presented difficulties in understanding the concepts of proteins, even after exposure to proposal activity, demonstrated by the high PR index (37 responses) in the 1st dimension. Indeed, there was poor clarity in the responses’s development, which confirms the difficulty specific knowledge of Biochemistry. However, in the second dimension, data were satisfactory, since most of the answers obtained are in the SR category, with 70.5% in the pre-test and 85% in the post-test. Possibly, these data was obtained, because it is a greater approximation of the reality of the subject with the biochemical concepts. Data from the presented study demonstrated 18.5% SR, 74.1% PR and 7.5% RU, being the best result of the present study. Finally, part of this work validates the efficacy of thematic activities allied to daily topics, this confirms data already present in the literature. However, more studies are required to supply the understanding of cientific protein concepts, because the present proposal did not show improvement in this context.
Keywords: Ensino de bioquímica
Cabelo
Tratamento estético
Biochemestry teaching
Hair
Aesthetic treatment
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: SILVA, Lorena Garces. Alisamento capilar: uma temática para a abordagem de proteína. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4278
Issue Date: 20-Jun-2018
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lorena Garces Silva.pdfLorena Garces Silva 20182,96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.