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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Ensino de ciências no 9º ano do Ensino Fundamental: uma proposta de ensino-aprendizagem na perspectiva interdisciplinar e contextualizada
metadata.dc.creator: Oliveira, Lidiane Esteve
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Brizolla, Francéli
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Mello, Elena Maria Billig
metadata.dc.contributor.referee3: Freitas, Diana Paula Salomão de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa trata da temática do Ensino de Ciências da Natureza no nono ano do Ensino Fundamental, abordando o planejamento e a implementação de um ambiente de aprendizagem na perspectiva interdisciplinar. A pesquisa foi desenvolvida em concomitância com o componente curricular de Estágio Supervisionado III: docência no Ensino Fundamental (EF), pertencente à matriz curricular do nono semestre do Curso de Ciências da Natureza - Licenciatura (LCN), sendo o estágio o próprio campo desta pesquisa. O estudo teve como objetivo proporcionar uma reflexão e discussão, sobre o planejamento de práticas didáticas interdisciplinares no Ensino de Ciências da Natureza. Considera-se a necessidade da inserção da discussão sobre a interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza, a partir de um plano de ensino interdisciplinar no EF, sendo este, construído com a proposta de currículo diversificado a partir da articulação dos conteúdos das áreas de Ciências Naturais (CN), interligando conceitos da Química e da Física, as quais tratam-se de disciplinas vistas como complexas, estando inseridas na próxima etapa da escolarização, no Ensino Médio. Os referenciais para a discussão teórico-conceitual são os estudos de Libâneo(1994), Fazenda(1994), Anastasiou(2015), Masetto(1994) e Vasconcellos(2002). Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação, na qual o principal sujeito envolvido é a própria pesquisadora enquanto professora estagiária de uma turma de nono ano de uma escola da rede pública de ensino no município de Dom Pedrito – RS, durante os três primeiros meses do primeiro semestre de 2018. Os resultados obtidos por meio de reflexões no diário de bordo da professora pesquisadora, juntamente com seus instrumentos avaliativos, mostram que o bloco interdisciplinar um, foi experimental no processo pedagógico interdisciplinar e contextualizado. O bloco temático interdisciplinar dois, se caracteriza pela efetiva implementação de aulas interdisciplinares e contextualizadas, ampliando a visão e observação para uma fidelidade conjunta entre a interdisciplinaridade e seus momentos dialéticos, conjuntamente com cada objetivo (conceitual, procedimental e atitudinal) proposto em sala de aula. E por fim, o bloco interdisciplinar três, se caracteriza como o bloco de aperfeiçoamento no processo pedagógico como um todo, por parte da professora pesquisadora e uma exploração ainda maior, por parte dos educandos, que já se sentiam à vontade com o estilo de aulas imposto. Por meio desta pesquisa, foi possível constatar que a elaboração de um planejamento, com a estruturação de um plano de ensino e seus elementos didáticos, nas aulas do Estágio Supervisionado III, tornou possível a realização de aulas interdisciplinares e contextualizadas aliadas à metodologia dialética, contribuindo com a construção de conhecimentos científicos de Ciências da Natureza.
Abstract: This research deals with the theme of the Teaching of Natural Sciences in the ninth year of Elementary School, addressing the planning and implementation of a learning environment in an interdisciplinary perspective. The research was carried out in concomitance with the curricular component of Supervised Internship III: teaching in Elementary School (EF), belonging to the curricular matrix of the ninth semester of the Natural Sciences Course - Licenciatura (LCN), being the stage the very field of this research . The purpose of this study was to provide a reflection and discussion on the planning of interdisciplinary didactic practices in the Teaching of Natural Sciences. It is considered necessary the insertion of the discussion about the interdisciplinarity in the Teaching of Natural Sciences, starting from an interdisciplinary teaching plan in the EF, being this one, constructed with the proposal of diverse curriculum from the articulation of the contents of the areas of Sciences (CN), interconnecting concepts of Chemistry and Physics, which deal with disciplines seen as complex, being inserted in the next stage of schooling in High School. The references for the theoretical-conceptual discussion are the studies of Libâneo (1994), Fazenda (1994), Anastasiou (2015), Masetto (1994) and Vasconcellos (2002). This research is characterized as an action research, in which the main subject involved is the researcher herself as a trainee teacher of a ninth grade class of a public school in the municipality of Dom Pedrito - RS, during the first three months of the first semester of 2018. The results obtained through reflections in the researcher's on-board diary, together with their evaluation tools, show that the interdisciplinary block 1 was experimental in the interdisciplinary and contextualized pedagogical process. The two interdisciplinary thematic block is characterized by the effective implementation of interdisciplinary and contextualized classes, broadening the vision and observation for a joint fidelity between interdisciplinarity and its dialectical moments, together with each objective (conceptual, procedural and attitudinal) proposed in the classroom. And finally, the interdisciplinary block three, is characterized as the block of improvement in the pedagogical process as a whole, by the researcher teacher and an even greater exploration, by the students, who already felt at ease with the style of classes tax. Through this research, it was possible to verify that the elaboration of a planning, with the structuring of a teaching plan and its didactic elements, in the classes of the Supervised Stage III, made possible the accomplishment of interdisciplinary and contextualized classes allied to the dialectical methodology, contributing with the construction of scientific knowledge of Nature Sciences.
Keywords: Ensino de Ciências da Natureza
Ensino Fundamental
Interdisciplinaridade
Contextualização
Teaching of Natural Sciences
Elementary School
Interdisciplinarity contextualization
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Dom Pedrito
Citation: OLIVEIRA, Lidiane Esteve. Ensino de ciências no 9º ano do Ensino Fundamental: uma proposta de ensino-aprendizagem na perspectiva interdisciplinar e contextualizada. 2018. 160 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4276
Issue Date: 27-Jun-2018
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências da Natureza

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