???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4244
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Um olhar sobre a terapêutica musical do núcleo São Sepé Tiarajú
Autor(es): Follmann, Joel
Primeiro Orientador: Reck, André Müller
1° Membro da banca: Reck, André Müller
2° Membro da banca: Teixeira, Lúcia Helena Pereira
3° Membro da banca: Lopardo, Carla Eugênia
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC trata de uma pesquisa que foi realizada nos encontros da Terapêutica Musical, uma atividade que acontece no Núcleo São Sepé Tiarajú, grupo filiado a Associação Grupo de Amigos da Era de Aquário (AGAEA), e teve por objetivo a compreensão dos processos que envolvem esta atividade musical, buscando compreender e discutir as escolhas de repertório, elaborar algumas discussões sobre como ocorre a construção dos rearranjos das músicas propostas e ainda apresentar uma breve analise sobre o caráter terapêutico dos encontros, que são atravessados pelo objetivo de gerar um bem-estar aos participantes. Alguns fundamentos que orientam a pesquisa estão ligados a interpretações na educação musical que tomam a música como um elemento plural e que não está dissociada das experiências de vida dos sujeitos (QUEIROZ, 2015; PENNA, 2012). A pesquisa apresenta como proposta metodológica para a produção dos dados a escrita de diários de campo, buscando um enfoque qualitativo a partir de um olhar inspirado na perspectiva (auto)biográfica. Ao final exponho algumas considerações e reflexões que podemos ter enquanto pesquisadores e educadores musicais, estabelecendo um diálogo entre os espaços e as vivencias de grupos musicais distintos, que devem ser encarados como geradores de subjetividades e troca de experiências.
Abstract: El presente trabajo de conclusión de curso - TCC es acerca de una investigación que se realizó en los encuentros de la Terapêutica Musical, una actividad que ocurre en el Núcleo São Sepé Tiarajú, grupo afiliado a la Asociación Grupo de Amigos de la Era de Acuario (AGAEA), y tuvo por el objetivo la comprensión de los procesos que involucran esta actividad musical, buscando comprender y discutir las elecciones de repertorio, elaborar algunas discusiones sobre cómo ocurre la construcción de los reajustes de las canciones propuestas y aún presentar un breve análisis sobre el carácter terapéutico de los encuentros, que son atravesados por el objetivo de generar un bienestar a los participantes. Algunos fundamentos que orientan la investigación están conectados a interpretaciones en la educación musical que toman la música como un elemento plural y que no está disociada de las experiencias de vida de los sujetos (QUEIROZ, 2015, PENNA, 2012). La investigación presenta como propuesta metodológica para la producción de los datos la escritura de diarios de campo, buscando un enfoque cualitativo a partir de una mirada inspirada en la perspectiva (auto) biográfica. Al final expongo algunas consideraciones y reflexiones que podemos tener como investigadores y educadores musicales, estableciendo un diálogo entre los espacios y las vivencias de grupos musicales distintos, que deben ser encarados como generadores de subjetividades e intercambio de experiencias.
metadata.dc.subject: Interculturalismo
Terapêutica musical
Religiosidade - espiritualidade
Interculturalismo
Terapéutica musical
Religiosidad - espiritualidad
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: FOLLMAMM, Joel. Um olhar sobre a terapêutica musical do núcleo São Sepé Tiarajú. 50 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4244
metadata.dc.date.issued: 13-Dec-2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Música

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_FOLLMANN_Joel_2018.pdf648.18 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???