Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4243
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Vivências musicais em um projeto de formação continuada e o lugar da música nas práticas pedagógicas de professoras unidocentes
metadata.dc.creator: Melo, Guilherme Moreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Lúcia Helena Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Lúcia Helena Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Jusamara Vieira
metadata.dc.contributor.referee3: Freitas, Diana Paula Salomão de
metadata.dc.description.resumo: Esta investigação, intitulada Vivências musicais em um projeto de formação continuada e o lugar da música nas práticas pedagógicas de professoras unidocentes, teve como objetivo geral compreender o lugar da música nas práticas pedagógicas de professoras da EMEF Professor Peri Coronel, a partir da perspectiva das entrevistadas. Como objetivos específicos, buscou: 1) Revelar e refletir sobre as práticas realizadas pelas professoras na escola Professor Peri Coronel; 2) Interpretar os diferentes olhares, conflitos e desafios das professoras diante do trabalho com a música. Como técnica para coleta de dados, a pesquisa utilizou entrevistas qualitativas com três professoras unidocentes da escola, participantes de um projeto de extensão ofertado pelo curso de Música – Licenciatura da UNIPAMPA. A pesquisa, de abordagem qualitativa, partiu do entendimento de música como prática social. A partir das práticas pedagógicas das professoras unidocentes, alguns resultados da pesquisa apontaram para o uso da música como ferramenta para a aprendizagem de outros conteúdos, como controle, para acalmar os alunos, como descobertas de “talentos” e para introdução de elementos musicais nas atividades em sala de aula.
Abstract: This research, entitled Musical experiences in an ongoing education project and the role of music in the pedagogical practices of single-teaching teachers (non-multigrade teachers), aims to understand the role of music in the pedagogical practices of EMEF Professor Peri Coronel’s teachers, through the interviewed teachers’ own perspective. As specific objectives, it seeks to: 1) Reveal and reflect on the practices carried out by the teachers in the school Professor Peri Coronel; 2) Interpret the different points of view, conflicts and challenges of the teachers when working with music. As for the technique for data gathering, the research used qualitative interviews with three single-teaching teachers of the above-mentioned school, participants in an extension project offered by the UNIPAMPA Music Undergraduation course. The research, with a qualitative approach, started from the understanding of music as a social practice. Some of the results of this study point to the use of music as a tool to learn other subjects, such as control, to calm the students, as a means for discovering "talents" as well as for introducing musical elements into classroom activities.
Keywords: Educação musical
Professores unidocentes
Música no cotidiano escolar
Formação continuada
Universidade e escola
Musical education
Generalist primary school teachers
Music in the school routine
Formation continued
University and school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citation: MELO, Guilherme Moreira de. UVivências musicais em um projeto de formação continuada e o lugar da música nas práticas pedagógicas de professoras unidocentes. 69 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4243
Issue Date: 4-Dec-2018
Appears in Collections:Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Guilherme Melo 2018.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.