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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A educação musical e a musicoterapia: articulações educacionais e terapêuticas em um grupo inclusivo
metadata.dc.creator: Santos, Giovana Brizolla Algarve
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopardo, Carla Eugenia
metadata.dc.contributor.referee1: Lopardo, Carla Eugenia
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Gilnara da Costa Corrêa
metadata.dc.contributor.referee3: Delabary, Ana Maria Loureiro de Souza
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa busca identificar quais são os pontos de interseção entre a musicoterapia e a educação musical e como estas áreas dialogam e interagem no contexto das práticas musicais no grupo de música da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Bagé/RS. A partir das concepções sobre educação musical e as relações entre o homem e a música (GAINZA, 1988), a aprendizagem musical de pessoas com deficiência cognitiva (LOURO, 2006; 2012) e as contribuições da musicoterapia para a educação musical (BRUSCIA, 2000; 2016) foi possível construir o referencial teórico-metodológico desta investigação, desde uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo (GIL, 2008; FLICK, 2009). Na fase de produção de dados foram incluídas duas etapas de observações participantes, acompanhadas pela escrita de diários de campo e discussões com grupo focal (BARBOUR, 2009; BRESLER, 2000; GERHARDT; SILVEIRA, 2009). A análise de dados foi organizada em três categorias que contemplaram: a) as aprendizagens musicais individuais e coletivas dos participantes; b) as relações interpessoais, condutas dos participantes e presença de aspectos não-musicais; e c) as articulações entre a educação musical e a musicoterapia a partir das práticas do grupo e as percepções dos profissionais. Os resultados emergentes neste estudo dizem a respeito da multiplicidade e diversidade de aprendizagens musicais do grupo, assim como da intensidade com a qual foram identificados aspectos relacionados ao senso de coletividade e ao sentido de alteridade; a construção de rotinas vinculadas às características individuais de cada aluno, suas condutas musicais e relações interpessoais e, consequentemente, foi possível observar como era desenvolvido o processo de construção de habilidades musicais a partir das necessidades especiais de cada integrante. Um dos aportes mais significativos desta pesquisa está centrado na possibilidade de que a intensa articulação entre a educação musical e a musicoterapia esteja caracterizada na abertura que uma área possibilita a outra, complementando-se de forma procedimental e conceitual em prol do desenvolvimento integral de quem as pratica. Ambas as áreas dialogam e contribuem entre si e, nesta realidade específica, estabeleceram vínculos refletindo nas práticas musicais do grupo, contribuindo no crescimento e bem-estar individual e coletivo.
Abstract: This research seeks to identify what are the points of intersection between the music therapy and music education and how these areas interact and dialogue in the context of musical practices in the music group of the Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) in the municipality of Bagé/RS. From the conceptions about musical education and the relationships between man and music (GAINZA, 1988), the musical learning of people with cognitive disabilities (LOURO, 2006; 2012) and contributions of music therapy to music education (BRUSCIA, 2000; 2016) it was possible to build the theoretical-methodological this investigation from a qualitative approach of exploratory and descriptive nature (GIL, 2008; FLICK, 2009). In the production of data was included two stages of participating observations, accompanied by the writing field journals and discussions with focus group (BARBOUR, 2009; BRESLER, 2000; GERHARDT; SILVEIRA, 2009). The data analysis was organized in three categories: a) the individual and collective musical learnings of the participants; b) interpersonal relationships, conduct of participants and the presence of non-musical aspects; and c) the joints between music education and music therapy from the group's practices and perceptions of professionals. The emerging results in this study say about the multiplicity and diversity of musical learning group, as well as the intensity with which they were identified aspects related to the sense of collectivity and the sense of otherness; the construction of routines linked to individual characteristics of each student, their conduct and interpersonal relationships and, consequently, it was possible to observe how it was developed the musical skills-building process from the special needs of each member. One of the most significant contributions of this research is centered on the possibility that the intense relationship between music education and music therapy is featured in opening an area allows another, complementing of procedural and conceptual form for the integral development of practice. Both areas dialogue and contribute to each other and, in this specific reality, established bonds reflecting the group's musical practices, contributing on growth and individual and collective well-being.
Keywords: Práticas pedagógico-musicais
Musicoterapia
Inclusão
Pedagogic-musical practices
Music therapy
Inclusion
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citation: SANTOS, Giovana Brizolla Algarve. A educação musical e a musicoterapia: articulações educacionais e terapêuticas em um grupo inclusivo.105 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4241
Issue Date: 14-Dec-2018
Appears in Collections:Música

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