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dc.contributor.advisor1Cheiran, Jean Felipe Patikowski-
dc.creatorConrad, Cristiane Alberto da Silva-
dc.date.accessioned2019-08-07T12:49:17Z-
dc.date.available2019-08-07T12:49:17Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.citationCONRAD, Cristiane Alberto da Silva. Desenvolvimento de uma aplicação mobile para apoio na aprendizagem de tarefas do cotidiano de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Orientador: Jean Felipe Patikowski Cheiran. 2019. 177 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de Software, Alegrete, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4223-
dc.description.abstractChildren with Autism Spectrum Disorder need specific stimuli for developing their social interaction abilities and for helping them to accomplish their daily activities. This work aims to show the development process of a game to support children with that disorder in developing their skills by reinforcing their learning on activities such as choosing safe food and setting the table for a meal. This kind of reinforcement is necessary for these individuals to stimulate and to improve their autonomy, independency and their inclusion in society. In order to reach that goal, literature research was conducted on accessibilityrecommendations and guidelines for Autism Spectrum Disorder in order to support the game development process. Interviews with an occupational teraphist and paper prototypes took place at this early stage. The game was designed based on these prototypes and the collected data. Game development was made using the Unity platform and supporting tools, as well as Personal Scrum. After the development, user tests with children,parents, teachers and therapists took place to validate the developed game. The objective of this work was reached even with its scope reduced, once both Software Engineering techniques and accessbility guidelines were applied in its development. Additionally, validation points out that the game is adequate for children and it also potentially benefits the development of children with Austism Spectrum Disorder.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento de jogospt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectGame developmentpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma aplicação mobile para apoio na aprendizagem de tarefas do cotidiano de crianças com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoAs crianças com Transtorno do Espectro Autista necessitam de estímulos específicos para o desenvolvimento de suas habilidades de interação social e realização de atividades do cotidiano. O objetivo deste trabalho foi mostrar o processo de desenvolvimento de um jogo para auxiliar as crianças com esse transtorno no desenvolvimento de suas habilidades através do reforço de aprendizado de atividades como a escolha de alimentos seguros para consumo e arrumar a mesa para uma refeição. Esse tipo de reforço é necessário para esses indivíduos como forma de estimular e melhorar sua autonomia, independência e sua inclusão na sociedade. Para atingir este objetivo, foi realizada, em um primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica de diretrizes e recomendações de acessibilidade relacionados ao Transtorno do Espectro Autista para embasar o desenvolvimento do jogo. Também foi realizada entrevista com uma terapeuta ocupacional, elaboração e refinamento de protótipos em papel. Com base nesses protótipos e nos dados coletados, foi realizado o design e o desenvolvimento do jogo utilizando a plataforma Unity e ferramentas auxiliares, assim como o emprego de Personal Scrum. Posteriormente, foram realizados testes com usuários, envolvendo crianças, pais, professores e terapeutas como forma de validar o jogo desenvolvido. O objetivo deste trabalho foi alcançado mesmo com o seu escopo reduzido, uma vez que tanto as técnicas de Engenharia de Software quanto as diretrizes de acessibilidade foram aplicadas no seu desenvolvimento. Além disso, a validação aponta que o jogo é adequado e que possui potencial para beneficiar significativamente o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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