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dc.contributor.advisor1Venquiaruto, Simone Dornelles-
dc.creatorBernardi, Tuani Mathias-
dc.date.accessioned2019-08-05T17:02:46Z-
dc.date.available2019-08-05T17:02:46Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.identifier.citationBERNARDI, Tuani Mathias. Avaliação do comportamento de argamassas de revestimento com incorporação de pó de borracha de pneu. Orientador: Simone Dornelles Venquiaruto. 2019. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4202-
dc.description.abstractThe study analyzed the incorporation of different percentages of rubber tire poder into cement matrices, bringing the residue as a new component of coating mortars. For the production of mortars was used.a mix proportion of 1: 4 (binder:fine aggregate) in volume with w / c = 1,73. The percentages of substitution in volume of the fine aggregate per rubber powder were set at 5%, 15% and 30%. In order to evaluate the performance of the mortars, analyzes of some properties in the fresh state (water retention, consistency index, mass density and incorporated air content) and in the hardened state (tensile strength in flexion, resistance to axial compression and absorption of water by capillarity). On the other hand, the increase of tire rubber powder was efficient in reducing the water absorption of mortars. At the control age of 28 days, the tests showed decreasing values of absorption with the increase of the percentage of rubber in the mixtures. By means of the results obtained, it is concluded that the introduction of tire rubber powder into mortars is feasible for coating purposes in civil construction.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Araújo (catia.araujo@unipampa.edu.br) on 2019-08-05T14:57:16Z No. of bitstreams: 1 Tuani Mathias Bernardi - 2019.pdf: 1850427 bytes, checksum: f7ee821aa4024dddc1d08773f58755ee (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Dayse Pestana (dayse.pestana@unipampa.edu.br) on 2019-08-05T17:02:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tuani Mathias Bernardi - 2019.pdf: 1850427 bytes, checksum: f7ee821aa4024dddc1d08773f58755ee (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectArgamassapt_BR
dc.subjectRevestimentospt_BR
dc.subjectBorracha de pneupt_BR
dc.subjectResistência mecânicapt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectMortarpt_BR
dc.subjectCoatingspt_BR
dc.subjectTire rubberpt_BR
dc.subjectMechanical resistancept_BR
dc.titleAvaliação do comportamento de argamassas de revestimento com incorporação de pó de borracha de pneupt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Temp, Aldo Leonel-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoO estudo analisou a incorporação de diferentes percentuais de pó de borracha de pneu em matrizes cimentícias, trazendo o resíduo como um novo componente de argamassas de revestimento. Para a produção das argamassas foi utilizado um traço 1:4 (aglomerante:agregado miúdo) em volume com a/c=1,73. Os percentuais de substituição em volume do agregado miúdo por pó de borracha foram estabelecidos em 5%, 15% e 30%. Para avaliar o desempenho das argamassas foram realizadas análises de algumas propriedades no estado fresco (retenção de água, índice de consistência, densidade de massa e teor de ar incorporado) e no estado endurecido (resistência à tração na flexão, resistência à compressão axial e absorção de água por capilaridade). A observação das argamassas no estado fresco, mostrou haver uma relação inversamente proporcional entre a porcentagem de pó de borracha e a densidade de massa das argamassas. Os dados do ensaio de retenção de água mostraram valores fora dos padrões normativos apenas para as misturas com porcentagem de substituição de 30%. No estado endurecido, os resultados apontaram que o acréscimo do pó de borracha nas misturas tende a desfavorecer as resistências mecânicas (resistências à compressão axial e à tração na flexão). Em contrapartida, o aumento do pó de borracha de pneu foi eficiente na redução da absorção de água das argamassas. Na idade de controle de 28 dias, os ensaios mostraram valores decrescentes de absorção com o aumento do percentual de borracha nas misturas. Por meio dos resultados obtidos, conclui-se que a introdução de pó de borracha de pneu em argamassas é viável para fins de revestimento na construção civil.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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