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dc.contributor.advisor1Costa, Fernanda Bianchi Pereira da-
dc.creatorFrança, Ana Paula Machado da-
dc.date.accessioned2019-08-05T16:59:00Z-
dc.date.available2019-08-05T16:59:00Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.citationFRANÇA, Ana Paula Machado da. Viabilização do uso de agregado reciclado de concreto na confecção de pavers de concreto permeável. Orientador: Fernanda Bianchi Pereira da Costa. 2019. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4189-
dc.description.abstractThe verticalization of buildings and the growth of urban centers has been happening in a proportion higher than the environment supports, thus constituting a threat to the preservation of the environment. The emphasis on sustainability in construction is justified because this sector is prevalent in relation to environmental impacts, since it generates a large percentage of solid waste, decreases infiltration capacity and increases heat islands. Conventional concrete, the most used in civil construction, currently has a waterproof surface, which changes the water quality. The pollutants that are deposited on such surface end up being transported to water systems by rainwater. Another problem is the inadequate disposal of concrete wastes (CW) since there is no space and information on what purpose is ecologically correct for these materials, generating great concern on a global scale. Thus, one way of contributing to the reduction of the impacts generated by the waterproofing of the soil is the production of pervious concrete, a material that allows the percolation of water through its pores, and the reduction of the surface runoff of the rainwater. The contribution to the reduction of concrete residues is to reuse them to produce pervious concrete. This enables to give an appropriate destination to the material, contributing to both aspects of impact. Therefore, this work aims to verify the partial replacement of the conventional aggregate by recycled aggregates of CW, evaluating the hydraulic and mechanical properties of pervious concrete pavers. As a result, was evidenced the possibility of using recycled CW aggregate as a replacement of the conventional aggregate in pervious concrete pavers, for use in pedestrian areas and parking lots.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Araújo (catia.araujo@unipampa.edu.br) on 2019-08-05T13:20:18Z No. of bitstreams: 1 Ana Paula Machado da França - 2019.pdf: 2261074 bytes, checksum: 56108d5e3c8a7de525caa8a3c9c5a7c1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Dayse Pestana (dayse.pestana@unipampa.edu.br) on 2019-08-05T16:59:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ana Paula Machado da França - 2019.pdf: 2261074 bytes, checksum: 56108d5e3c8a7de525caa8a3c9c5a7c1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-05T16:59:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Paula Machado da França - 2019.pdf: 2261074 bytes, checksum: 56108d5e3c8a7de525caa8a3c9c5a7c1 (MD5) Previous issue date: 2019-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectConcreto permeávelpt_BR
dc.subjectResíduos de concretopt_BR
dc.subjectPaverspt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectPervious concretept_BR
dc.subjectConcrete wastept_BR
dc.titleViabilização do uso de agregado reciclado de concreto na confecção de pavers de concreto permeávelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Venquiaruto, Simone Dornelles-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoA verticalização das edificações e o crescimento dos centros urbanos vêm acontecendo em uma proporção superior ao que o meio ambiente suporta, constituindo assim uma ameaça à preservação do meio ambiente. A ênfase na sustentabilidade na construção civil se justifica porque este setor é prevalecente em relação a impactos ambientais, pois essa gera grandes porcentagem de resíduos sólidos, diminui a capacidade de infiltração e aumenta as ilhas de calor. O concreto convencional, o mais utilizado na construção civil, atualmente, por possuir superfície impermeável, acarreta na alteração da qualidade da água, pois os poluentes depositados em tal superfície acabam sendo transportados para corpos de águas, pelas águas pluviais. Outro grande problema é o descarte inadequado dos resíduos de concreto (RC), uma vez que não há espaço e informações sobre qual finalidade é ecologicamente correta para estes materiais, gerando grande preocupação em escala global. Assim, uma forma de contribuir para a redução dos impactos gerado pela impermeabilização do solo, é a produção de concreto permeável, material que permite a percolação da água através de seus poros, e a redução do escoamento superficial das águas pluviais. A contribuição para a redução dos resíduos de concreto é reutilizá-los para a produção de concreto permeável, reaproveitando o material e dando uma adequada destinação, contribuindo para ambas vertentes de impacto. Para tanto, este trabalho tem como objetivo verificar a substituição parcial do agregado graúdo convencional por agregado reciclado de RC, avaliando as propriedades hidráulicas e mecânicas de pavers de concreto permeável. Como resultado, evidencia-se a possibilidade do uso de agregado reciclado de RC como substituição do agregado convencional em pavers de concreto permeável, para uso em vias de estacionamento de veículos e de pedestres.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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