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dc.contributor.advisor1Medeiros, Igor Baptista de Oliveira-
dc.creatorOliveira, Isielly Guedes de-
dc.date.accessioned2019-08-01T13:31:47Z-
dc.date.available2019-07-22-
dc.date.available2019-08-01T13:31:47Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Isielly Guedes de. Formas e estratégias de aprendizagem dos alunos de administração: um estudo de caso na Universidade Federal do Pampa. 23p. 2019 . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4162-
dc.description.abstractThis study had as general objective to analyze the forms and strategies of learning of the students of the Course of Administration of UNIPAMPA and as specific objectives to verify the effects of smartphone use in their learning, whether there is prevalence by individual or collective learning among these students, and to identify main methods and teaching resources that facilitate the learning of these students. Therefore, was carried out a case study with focal group, structured questionnaire and participant observation. The main results point out that the cell phone still serves only as a distraction in class, not being used for learning. It was possible to identify that the students don’t have preference for individual or collective learning, but for the use of both. It was observed that students prefer classes that use different forms of learning, but still choose a more traditional classroom model, always needing the help of a teacher.pt_BR
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo general analizar las formas y estrategias de aprendizaje de los alumnos del Curso de Administración de UNIPAMPA y como objetivos específicos verificar los efectos del uso del smartphone en el aprendizaje de los mismos, si hay prevalencia por el aprendizaje individual o colectivo entre esos alumnos e identificar principales métodos y recursos de enseñanza facilitadores de la aprendizaje de estos alumnos. Por lo tanto, se realizó un estudio de caso con grupo focal, cuestionario estructurado y observación participante. Los principales resultados apuntan que el smartphone todavía sirve apenas como una distracción en clase, no siendo utilizado para en el aprendizaje. Es posible identificar que los discentes no poseen preferencia por el aprendizaje individual o colectivo, sino por la utilización de ambas. Se observó que los alumnos prefieren clases que utilizan de diversas formas de aprendizaje, pero todavía optan por un modelo de clase más tradicional, necesitando siempre el auxilio de profesor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de administraçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectUso de smartphone na aprendizagempt_BR
dc.subjectManagement educationpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectUse of smartphone in learningpt_BR
dc.subjectEnseñanza de administraciónpt_BR
dc.subjectEstrategias de aprendizajept_BR
dc.subjectUso de smartphone en el aprendizajept_BR
dc.titleFormas e estratégias de aprendizagem dos alunos de administração: um estudo de caso na Universidade Federal do Pampapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Corso, Kathiane Benedetti-
dc.contributor.referee2Cerqueira Adão, Sebastião Ailton da Rosa-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivo geral analisar as formas e estratégias de aprendizagem dos alunos do Curso de Administração da UNIPAMPA e como objetivos específicos verificar os efeitos do uso do smartphone na aprendizagem dos mesmos, inferir se há prevalência pela aprendizagem individual ou coletiva entre esses alunos e identificar principais métodos e recursos de ensino facilitadores da aprendizagem desses discentes. Por tanto, foi realizado um estudo de caso com grupo focal composto por seis alunos, questionário estruturado com 201 alunos e observação participante da pesquisadora. Os principais resultados apontam que o smartphone ainda serve apenas como uma distração em aula, não sendo utilizado para aprendizagem. Foi possível identificar que os discentes não possuem preferência pela aprendizagem individual ou coletiva, mas sim pela utilização de ambas. Observou-se que os alunos preferem aulas que utilizem diversas estratégias de aprendizagem, porém, ainda optam por um modelo de aula mais tradicional, precisando do auxílio de professor.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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