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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: As redes sociais são as novas vitrines?: um estudo sobre a importância da imagem empresarial online
Other Titles: The social networks are the new windows?: a study about the importance of online business image
Las redes sociales son las nuevas vitrines?: un estudio sobre la importancia de la imagen empresarial en línea
metadata.dc.creator: Ramos, Geise Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Corso, Kathiane Benedetti
metadata.dc.contributor.referee1: Cassanego Junior, Paulo Vanderlei
metadata.dc.contributor.referee2: Vargas Neto, Alcivio
metadata.dc.description.resumo: As redes sociais tornaram-se um dos canais mais fortes e eficientes para a conexão entre empresas e consumidores no mundo digital, e sendo assim, as empresas passaram a falar mais sobre elas nessas mídias, e os consumidores passaram a pesquisar sobre as marcas e a experiência de consumo de outras pessoas. Diante disso, o objetivo geral deste estudo foi compreender qual é a importância do comportamento das empresas nas redes sociais para a construção da sua imagem. O método escolhido foi o de estudo de caso e a coleta de dados foi realizada através de entrevistas com as gestoras e alguns clientes de duas cafeterias da cidade de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, e também realizou-se observação das redes sociais das empresas estudadas. Além disso, utilizou-se duas ferramentas gratuitas, Netvizz e instagReader, para analisar as postagens e a interação das empresas estudadas com seus clientes nas redes sociais. Os dados foram analisados qualitativamente, e pode-se observar que as redes sociais se tornaram fatores chave para os clientes definirem se uma empresa é boa ou ruim. No caso das empresas estudadas, ambas procuram passar uma imagem acolhedora, de um ambiente familiar e com produtos de qualidade, e é essa a imagem que seus clientes afirmaram observar ao acompanharem suas redes sociais.
Abstract: Social networks have become one of the strongest and most efficient channels for connecting businesses and consumers in the digital world, and as a result, companies started to talk about them in these media, and consumers started to search for brands and experience of other people. Therefore, the general objective of this study was to understand the importance of the behavior of companies in social networks to build their image. The method chosen was a case study and the data collection was done through interviews with managers and some clients of two coffee shops in the city of Santana do 1 Livramento, Rio Grande do Sul, and also observed the social networks of the companies studied. In addition, were used two free tools, Netvizz and instagReader, to analyze the posts and interaction of the studied companies with their clients in social networks. The data were analyzed qualitatively, and it can be observed that social networks have become key factors for clients to define whether a company is good or bad. In the case of the companies studied, both seek to pass a welcoming image, a family environment and quality products, and this is the image that their clients said to observe while accompanying their social networks.
Las redes sociales se convirtieron en uno de los canales más fuertes y eficientes para la conexión entre empresas y consumidores en el mundo digital, y así, las empresas pasaron a hablar más sobre ellas en esos medios, y los consumidores pasaron a investigar sobre las marcas y la marca experiencia de consumo de otras personas. El objetivo general de este estudio fue comprender cuál es la importancia del comportamiento de las empresas en las redes sociales para la construcción de su imagen. El método elegido fue el de estudio de caso y la recolección de datos fue realizada a través de entrevistas con las gestoras y algunos clientes de dos cafeterías de la ciudad de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, y también se realizó uma observación de las redes sociales de las empresas estudiadas. Además, se utilizaron dos herramientas gratis, Netvizz y instagReader, para analizar las entradas y la interacción de las empresas estudiadas con sus clientes en las redes sociales. Los datos fueron analizados cualitativamente, y se puede observar que las redes sociales se han convertido en factores clave para que los clientes definan si una empresa es buena o mala. En el caso de las empresas estudiadas, ambas buscan pasar una imagen acogedora, de un ambiente familiar y con productos de calidad, y esa es la imagen que sus clientes afirmaron observar al acompañar sus redes sociales.
Keywords: Redes sociais
Imagem empresarial
Marketing digital
Social networks
Business image
Redes sociales
Digital marketing
Imagen corporativa
Marketing digital
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Santana do Livramento
Citation: RAMOS, Geise Oliveira. As redes sociais são as novas vitrines?: um estudo sobre a importância da imagem empresarial online. 22p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4155
Issue Date: 10-Jul-2019
Appears in Collections:Administração

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