???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4150
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Comunicação animal: uma porta de entrada para o mundo dos autistas
Autor(es): Cassal, Saionara Gonçalves
Primeiro Orientador: Moser, Denise Aparecida
1° Membro da banca: Boéssio, Cristina Pureza Duarte
2° Membro da banca: Oliveira, Everton Fêrrêr de
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica sobre a linguagem humana verbal e a linguagem não verbal dos animais, o Transtorno do Espectro Autista caracterizado como um distúrbio nas funções sociais dos indivíduos, a Terapia Assistida por Animais (TAA) e o cachorro labrador. Nesse sentido, recorreu-se aos seguintes teóricos: Benveniste (2005), para tratar sobre linguagem humana e animal; Organização Mundial da Saúde (1993), para discorrer acerca do autismo; Dotti (2014), para abordar a respeito de TAA; e Rossi e Alves (2007) que apresentam as características do cachorro labrador. A TAA é uma técnica que vem cada vez mais sendo utilizada por profissionais da área de saúde, para auxiliar crianças autistas, pois, uma das suas maiores dificuldades é a interação social. Esta técnica utiliza animais como co-terapeuta para auxiliar essas crianças. O animal mais utilizado pela TAA é o cachorro, por ser muito fácil de ser adestrado. O labrador é uma das raças muito utilizada na TAA, por ser muito dócil brincalhão e ter a capacidade de interagir com facilidade quando posto em contato com a criança autista. Além disso, consegue manter um elo de comunicação muito grande com essa criança, influenciando-a no desenvolvimento de sua linguagem e interação com o mundo social. Nessa perspectiva, os objetivos principais deste estudo são: ajudar crianças autistas, informar pais, profissionais da área da saúde e da educação brasileira, para que as auxiliem no convívio social, destacando-se a linguagem. Após a revisão bibliográfica reflexiva, constatou-se que a TAA é de suma importância no ambiente escolar, para influenciar positivamente o desenvolvimento da linguagem e da interação social, que se deve respeitar os animais e se estes têm a capacidade de interação com um humano, sugere-se que professores façam essa interação torna- se realidade.
Abstract: El presente trabajo trata de una revisión bibliográfica sobre el lenguaje humano verbal y no verbal de los animales, el Trastorno del Espectro Autista caracterizado como un desorden en las funciones sociales de los individuos, la Terapia Asistida por Animales (TAA) y el perro labrador. Para ello, se recurrió a los siguientes teóricos: Benveniste (2005), para tratar sobre el lenguaje humano y animal; Organización Mundial de la Salud (1993), para discurrir acerca del autismo; Dotti (2014), para abordar sobre el TAA; y Rossi y Alves (2007) que presentan las características del perro labrador. La TAA es una técnica que viene siendo cada vez más utilizada por profesionales del área de salud, para ayudar a los niños autistas, pues, una de sus mayores dificultades es la interacción social. Esta técnica utiliza animales como co-terapeuta para ayudar a estos niños. El animal más utilizado por la TAA es el perro, por ser muy fácil de ser adiestrado. El labrador es una de las razas muy utilizada en la TAA, por ser muy dócil juguetón y tener la capacidad de interactuar con facilidad cuando se pone en contacto con el niño autista. Además, logra mantener un eslabón de comunicación muy grande con ese niño, influenciándolo en el desarrollo de su lenguaje e interacción con el mundo social. En esta perspectiva, los objetivos principales de este estudio son: ayudar a los niños autistas, informar a los padres, a los profesionales del área de la salud y la educación brasileña, para que los ayuden en la convivencia social, destacándose el lenguaje. Después de la revisión bibliográfica reflexiva, se constató que la TAA es de suma importancia en el ambiente escolar, para influenciar positivamente el desarrollo del lenguaje y de la interacción social, que se debe respetar a los animales y si éstos tienen la capacidad de interacción con un humano, se sugiere que los profesores hagan esa interacción se hace realidad.
metadata.dc.subject: Linguagem humana
Linguagem animal
Transtorno do espectro autista
Cachorro labrador
Lenguaje humana
Lenguaje animal
Transtorno del espectro autista
Perro labrador
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: CASSAL, Saionara Gonçalves. Comunicação animal: uma porta de entrada para o mundo dos autistas. 36.2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4150
metadata.dc.date.issued: 4-Jul-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
SaionaraGonçalvesCassal2019.pdfSaionara Gonçalves Cassal 2019707.53 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???