???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4147
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Español para la tercera edad: proposta e avaliação de um projeto de ensino
Autor(es): Terra, Elenice Pacheco
Primeiro Orientador: Boéssio, Cristina Pureza Duarte
1° Membro da banca: Pérez, Cláudia Carmerini Correia
2° Membro da banca: Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propôr e avaliar um projeto de ensino de espanhol voltado para terceira idade. O interesse em estudar esse público surgiu de minhas experiências acadêmicas ministrando aulas de espanhol básico em um projeto de ensino de línguas, e por ter alguns alunos nessa idade, tive a vontade de conhecer mais sobre essa faixa etária, consideramos os dados demográficos que apontam para a longevidade da população brasileira e Jaguarense, assim como leis que amparam e garantem os direitos da terceira idade. Na fundamentação teórica usamos autores que trataram do tema de ensino de línguas na terceira idade como Guimarães (2006), Pinheiro (2015), Martins (2017) e Pizzolatto (2008). A escolha do termo terceira idade como Machado (2005), Machado e Oliveira (2015) e Oliveira (2017). E a abordagem de ensino escolhida para trabalhar nas aulas como Almeida Filho (1993). Para propôr e avaliar o o curso realizamos dois questionário segundo Gil (2008). Para ánalise dos dados usamos uma aproximação do método de Bardin (2011). Por fim, constatamos que as aulas desenvolvidas foram produtivas em relação à língua espanhola e contribuiram para criação de um ambiente de interação social.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo proponer y evaluar un proyecto de enseñanza de español para la tercera edad. El interés en estudiar este grupo de edad surgió de mis experiencias académicas impartiendo clases de español básico en un proyecto de enseñanza de idiomas, y como tenía estudiantes de esa edad, quería saber más sobre ese grupo, consideramos los datos demográficos que apuntan a la longevidad de la población brasileña y jaguarense, así como las leyes que protegen y garantizan los derechos de las personas mayores. E basamento teórico usamos autores que trataron el tema de enseñanza de lengua española para la tercera edad, como Guimarães (2006), Pinheiro (2015), Martins (2017) y Pizzolatto (2008). Para proponer y evaluar el curso, realizamos dos cuestionarios según Gil (2008). Para análisis de los datos utilizamos un método aproximado de Bardin (2011). Y abordaje de enseñanza elegida para las clases como Almeida Filho (1993). Finalmente, constatamos que las clases desarrolladas fueran productivas en relación a la lengua española y han contribuido a creación de un ambiente de interacción social.
metadata.dc.subject: Ensino
Língua Espanhola
Terceira Idade
Enseñanza
Lengua Española
Tercera Edad
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: TERRA, Elenice Pacheco. Español para la tercera edad: proposta e avaliação de um projeto de ensino. 69p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4147
metadata.dc.date.issued: 8-Jul-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ElenicePachecoTerra2019.pdfElenice Pacheco Terra 20192.07 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???