Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4147
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Español para la tercera edad: proposta e avaliação de um projeto de ensino
metadata.dc.creator: Terra, Elenice Pacheco
metadata.dc.contributor.advisor1: Boéssio, Cristina Pureza Duarte
metadata.dc.contributor.referee1: Pérez, Cláudia Carmerini Correia
metadata.dc.contributor.referee2: Farias-Marques, Maria do Socorro de Almeida
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo propôr e avaliar um projeto de ensino de espanhol voltado para terceira idade. O interesse em estudar esse público surgiu de minhas experiências acadêmicas ministrando aulas de espanhol básico em um projeto de ensino de línguas, e por ter alguns alunos nessa idade, tive a vontade de conhecer mais sobre essa faixa etária, consideramos os dados demográficos que apontam para a longevidade da população brasileira e Jaguarense, assim como leis que amparam e garantem os direitos da terceira idade. Na fundamentação teórica usamos autores que trataram do tema de ensino de línguas na terceira idade como Guimarães (2006), Pinheiro (2015), Martins (2017) e Pizzolatto (2008). A escolha do termo terceira idade como Machado (2005), Machado e Oliveira (2015) e Oliveira (2017). E a abordagem de ensino escolhida para trabalhar nas aulas como Almeida Filho (1993). Para propôr e avaliar o o curso realizamos dois questionário segundo Gil (2008). Para ánalise dos dados usamos uma aproximação do método de Bardin (2011). Por fim, constatamos que as aulas desenvolvidas foram produtivas em relação à língua espanhola e contribuiram para criação de um ambiente de interação social.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo proponer y evaluar un proyecto de enseñanza de español para la tercera edad. El interés en estudiar este grupo de edad surgió de mis experiencias académicas impartiendo clases de español básico en un proyecto de enseñanza de idiomas, y como tenía estudiantes de esa edad, quería saber más sobre ese grupo, consideramos los datos demográficos que apuntan a la longevidad de la población brasileña y jaguarense, así como las leyes que protegen y garantizan los derechos de las personas mayores. E basamento teórico usamos autores que trataron el tema de enseñanza de lengua española para la tercera edad, como Guimarães (2006), Pinheiro (2015), Martins (2017) y Pizzolatto (2008). Para proponer y evaluar el curso, realizamos dos cuestionarios según Gil (2008). Para análisis de los datos utilizamos un método aproximado de Bardin (2011). Y abordaje de enseñanza elegida para las clases como Almeida Filho (1993). Finalmente, constatamos que las clases desarrolladas fueran productivas en relación a la lengua española y han contribuido a creación de un ambiente de interacción social.
Keywords: Ensino
Língua Espanhola
Terceira Idade
Enseñanza
Lengua Española
Tercera Edad
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: TERRA, Elenice Pacheco. Español para la tercera edad: proposta e avaliação de um projeto de ensino. 69p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4147
Issue Date: 8-Jul-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElenicePachecoTerra2019.pdfElenice Pacheco Terra 20192,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.