Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4133
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Terceirização e a reforma trabalhista: retrocesso social na proteção do trabalho
metadata.dc.creator: Siqueira, Jessica Paim
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Jorge Alexandre da
metadata.dc.contributor.referee1: Damascena, Monique Bronzoni
metadata.dc.contributor.referee2: Guilherme, Rosilaine Coradini
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a flexibilização das relações de trabalho no Brasil. Seu objetivo é analisar as características da precarização laboral a partir da flexibilização das relações de trabalho apresentada nas legislações recentes que tratam sobre o trabalho terceirizado e o trabalho intermitente. O estudo busca respostas para o seguinte problema: como a terceirização irrestrita e a reforma trabalhista que alterou recentemente a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) expressam características da reestruturação produtiva no Brasil? Para uma análise crítica desses processos fundamenta-se no Método Materialista Histórico e Dialético como caminho para o conhecimento teórico. Sem a pretensão de esgotar o debate sobre o tema em questão busca-se maior compreensão sobre os desdobramentos da crise estrutural do capital e suas implicações na proteção do trabalho de homens e mulheres imersos no salariato precário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo exploratória em que a análise dos dados é orientada pela metodologia da análise de conjuntura. Tendo em vista que a lei da terceirização e a reforma trabalhista são um desmonte a legislação trabalhista se busca maior compreensão, sendo assim traz-se em síntese que ao desmontar a CLT, a burguesia atenta diretamente contra a constituição de 1988.
Abstract: El presente trabajo de conclusión de curso tiene como tema la flexibilización de las relaciones de trabajo en Brasil. Su objetivo es analizar las características de la precarización laboral a partir de la flexibilización de las relaciones de trabajo presentada en las legislaciones recientes que tratan sobre el trabajo tercerizado y el trabajo intermitente. El estudio busca respuestas al siguiente problema: como la tercerización irrestricta y la reforma laboral que alteró recientemente la Consolidación de las Leyes del Trabajo (CLT) expresan características de la reestructuración productiva en Brasil? Para un análisis crítico de estos procesos se fundamenta en el método materialista histórico y dialéctico como camino para el conocimiento teórico. Sin la pretensión de agotar el debate sobre el tema en cuestión se busca mayor comprensión sobre los desdoblamientos de la crisis estructural del capital y sus implicaciones en la protección del trabajo de hombres y mujeres inmersos en el salariato precario. Se trata de una investigación bibliográfica, del tipo exploratorio en que el análisis de los datos está orientado por la metodología del análisis de coyuntura. En vista de que la ley de la tercerización y la reforma laboral es un desmonte la legislación laboral se busca mayor comprensión, siendo así trae en síntesis que al desmontar la CLT, la burguesía atenta directamente contra la constitución de 1988.
Keywords: Relações trabalhistas
Brasil
Terceirização
Relaciones laborales
Facilitar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: SIQUEIRA, Jessica Paim. Terceirização e a reforma trabalhista: retrocesso social na proteção do trabalho. 2017. 63 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4133
Issue Date: 6-Dec-2017
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jessica Paim Siqueira 2017.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.