Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4128
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo de desmonte da politica pública de assistência social e suas repercussões: a realidade do Centro de Referência de Assistência Social do bairro do Passo
Autor(es): Dorneles, Gabriel
Primeiro Orientador: Quadrado, Jaqueline Carvalho
1° Membro da banca: Machado, Loiva Mara de Oliveira
2° Membro da banca: Silva, Jocenir de Oliveira
Resumo: Este trabalho tem como tema central o processo de desmonte da política pública de assistência social no município de São Borja e suas repercussões no cotidiano de trabalho do Assistente Social e de atendimento a população usuária do Centro de Referência de Assistência Social do Bairro do Passo. A escolha desse objeto de pesquisa deu-se a partir das vivências na instituição, que proporcionaram a reflexão com maior profundidade sobre os rebatimentos da precarização da política social no cotidiano do CRAS, vivenciando esses processos de desmonte in loco. A partir do materialismo histório-dialético, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais que possibilitaram o aprofundamento teórico desse produto. O trabalho perpassa eixos nodais para a compreensão desses rebatimentos, desde a concepção da assistência social a partir de meados de 1930 até a sua materialização enquanto política pública alicerçada no tripé da seguridade social, possibilitando logo após, reconhecer como essa política esta vinculada ao município de São Borja, entendendo suas ofertas de serviços e benefícios, para com isso, problematizar os processos vivenciados no decorrer do Estágio Supervisionado em Serviço Social I e II que foram realizados durante o ano de 2016/2 e 2017/1.
Abstract: Este trabajo tiene como tema central el proceso de desmonte de la política pública de asistencia social en el municipio de São Borja y sus repercusiones en el cotidiano de trabajo del Asistente Social y de atención a la población usuaria del Centro de Referencia de Asistencia Social del Barrio del Paso. La elección de ese objeto de investigación se dio a partir de las vivencias en la institución, que proporcionaron la reflexión con mayor profundidad sobre los rebajes de la precarización de la política social en el cotidiano del CRAS, viviendo esos procesos de desmonte in loco. A partir del materialismo histórico-dialéctico, se realizaron investigaciones bibliográficas y documentales que posibilitaron la profundización teórica de ese producto. El trabajo atravesa ejes nodales para la comprensión de esos rebotes, desde la concepción de la asistencia social a partir de mediados de 1930 hasta su materialización como política pública basada en el trípode de la seguridad social, posibilitando luego después reconocer cómo esta política esta vinculada al municipio de San Borja, entendiendo sus ofertas de servicios y beneficios, para ello, problematizar los procesos vivenciados en el transcurso de la Etapa Supervisada en el Servicio Social I y II que se realizaron durante el año 2016/2 y 2017/1.
Palavras-chave: Assistência social
Política social
Política pública
Asistencia social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: DORNELES, Gabriel. O processo de desmonte da politica pública de assistência social e suas repercussões: a realidade do Centro de Referência de Assistência Social do bairro do Passo. 2017. 78 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4128
Data do documento: 11-Nov-2017
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Dorneles 2017.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.