Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4125
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Comunicação interna nas empresas juniores: estudo das estratégias de comunicação da Objetiva Júnior do curso de administração da Universidade Federal de Santa Maria/RS
metadata.dc.creator: Bruneli, Carla Escobar
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, João Antônio Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Carmen Regina Abreu
metadata.dc.contributor.referee2: Salbego, Juliana Zanini
metadata.dc.description.resumo: Com os avanços tecnológicos as empresas, em geral, têm buscado estratégias para tornar o ambiente organizacional mais atrativo para o seu público interno e promover uma comunicação eficaz. Por esse motivo, a comunicação interna tem influenciado fortemente as organizações, que por sua vez, estão inseridas em um contexto globalizado, dinâmico e competitivo. Nesse sentido nossa pesquisa tem o intuito de entender como a comunicação interna funciona em uma empresa júnior e quais suas vantagens para a mesma, atrelado a isso temos como objetivo constatar quais as estratégias de comunicação interna podem contribuir para uma Empresa Júnior alcançar os objetivos organizacionais. Como caminho metodológico, partimos da pesquisa bibliográfica com o desenvolvimento de pesquisa exploratória, com uma abordagem quali-quantitativa, nossa coleta de dados foi dividida em três etapas, primeiramente observátoria, após aplicamos uma entrevista com dois diretores da empresa e nossa última etapa foram os questionários, um destinado a gestão e outro aos membros da produção, o primeiro questionário contou com 5 respondentes e o segundo com 22 respondentes. Entre os principais resultados é possível concluir que a comunicação interna já é vista como um instrumento estratégico e que em um ambiente de trabalho organizado integra e estimula a equipe, percebe-se que meios eletrônicos se destacam quando o quesito é usabilidade, canais como e-mail e redes sociais são os mais utilizados, neles os integrantes se tornam participativos e conhecimento sobre a equipe facilita na hora de planejar a comunicação, e há busca de ser transparente com quem trabalha na empresa só tem a agregar, constatando que esses resultados são importantes para fins organizacionais.
Abstract: With technological advances the companies, in general, has searching strategies to make the organizational environment more attractive for your internal public and promote an effective communication.For this reason, the internal communication have strongly influenced the organization, which in turn, are embedded in a globalized context, Dynamic and competitive. In this sense our research has intention to understand how the internal communication works in a junior company and your advantage to the same, Linked at this we have as target to verify which strategies of internal communication can contribute for a junior company achieve the organizational goals.As methodological path, we start from the bibliographic research with the development of exploratory research, with a qualitative-quantitative approach, our data collection was divided into three stages, first one observatory, after applying an interview with two directors of the company, our last stage were the questionnaires, one designed for leadership and the other to production members, the first questionnaire had five respondents and the second with twenty-two respondents. In between the main results are possible conclude that internal communication is already seen as a strategic tool and that an organized working environment integrate and encourages the team, is perceived that electronic means stand out when the question is usability, channels such as e-mail and social network are the most used,in them the members become participatory and knowledge about the team makes it easy to plan communication,About everything seek to be transparent with who works in the company only has to aggregate, Noting that these results are important for organizational purposes.
Keywords: Ensino superior
Comunicação nas organizações
Higher education
Communication in organizations
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: BRUNELI, Carla Escobar. Comunicação interna nas empresas juniores: estudo das estratégias de comunicação da Objetiva Júnior do curso de administração da Universidade Federal de Santa Maria/RS. 2019. 58 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4125
Issue Date: 4-Jul-2019
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla Escobar Bruneli 2019.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.