Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4124
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A experiência do cliente está na sua mão: estudo do aplicativo da marca Renner com base no conceito de ux design
metadata.dc.creator: Barbosa, Caciele Catiussa Ibarro
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, João Antônio Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Denise Aristimunha de
metadata.dc.contributor.referee2: Salbego, Juliana Zanini
metadata.dc.description.resumo: O desenvolvimento de aplicativos é uma recente tecnologia que possibilita estreitar a presença das marcas com os seus consumidores por meio dos smartphones nas plataformas mobiles. As vendas online que antes eram concentradas apenas nos sites desenvolvidos pelas marcas, hoje sofrem uma grande adequação para o meio móvel. Assim a questão problema desse estudo é: como a loja de varejo Renner está utilizando seu aplicativo na experiência de seus clientes com a marca? A pesquisa teve como objetivo geral verificar como a marca de varejo Renner está utilizando seu aplicativo na experiência de seus clientes com a marca. Quanto à metodologia, foi utilizada a pesquisa descritiva, com a abordagem quali-quantitativa, a coleta de dados foi a partir da captação em forma de imagem através do print screen dos dados do aplicativo da Renner e a observação sistemática das redes sociais, da plataforma app store e do aplicativo e para descrever e interpretar o conteúdo foi utilizada a metodologia da análise de conteúdo. O conceito de UX Design (Design de experiência do usuário), é a relação de um produto, serviço ou ambiente que proporcione uma experiência satisfatória para alguém que os use. O UX é ramificado em sub conceitos que formam o conceito central, que são, design visual (estética), arquitetura da informação, design de interação, usabilidade, pesquisa de usuário, análise de dados. Foi obtido como resultados em relação aos objetivos propostos, que a marca se adequou ao meio digital com boas estratégias, como promoções exclusivas para o app, aprimoramento de novas versões e funcionalidades e uma visão centrada no usuário, fator primordial de uma boa experiência, no entanto essa experiência é afetada pela baixa incorporação desse sistema em servidores que comportem maior fluxo de dados e baixo desenvolvimento de adequação do aplicativo para diferentes modelos de smartphones. Concluímos que a marca está utilizando de forma adequada e cuidadosa seu aplicativo por ser uma tecnologia recente e em teste, a marca por enquanto torna a comunicação direcionada para o site, mas implementa a tecnologia mobile desenvolvendo em cada nova versão uma nova função que incorpora em seu sistema para construir e instigar novas experiências agradáveis com a marca Renner. Dessa forma o estudo contribuí para o questionamento sobre a utilização de um aplicativo por determinada marca, por um serviço ou até mesmo para um uso não comercial, tendo em vista que essa nova tecnologia é vasta e abrange várias áreas de atuação para desenvolverem juntos ao futuro do mobile.
Abstract: Application development is a recent technology that makes it possible to narrow the presence of brands with their consumers through smartphones on mobile platforms. The online sales that were previously concentrated only on the websites developed by the brands, now suffer a great fit for the mobile medium. So the problem issue of this study is: how is the retailer Renner using its application in the experience of its customers with the brand? The overall goal of the survey was to see how Renner's retail brand is using its application in the experience of its customers with the brand. As for the methodology, the descriptive research was used, with the qualitative-quantitative approach, the data collection was from the image capture through the print screen of the Renner application data and the systematic observation of the social networks, platform app store and application and to describe and interpret the content was used the methodology of content analysis. The concept of UX Design is the relationship of a product, service or environment that provides a satisfying experience for someone who uses them. The UX is branched into sub concepts that form the central concept, which are, visual design (aesthetics), information architecture, interaction design, usability, user search, data analysis. It was obtained as a result of the proposed objectives, that the brand adapted to the digital medium with good strategies, such as exclusive promotions for the app, improvement of new versions and functionalities, and a user-centered view, a prime factor of good experience in However, this experience is affected by the low incorporation of this system in servers that carry greater data flow and low development of application adequacy for different models of smartphones. We conclude that the brand is using its application properly and carefully because it is a recent technology and in test, the brand for the moment makes the communication directed to the site, but implements the mobile technology developing in each new version a new function that incorporates in its system to build and instigate new pleasant experiences with the Renner brand. In this way the study contributes to the questioning about the use of an application by a particular brand, a service or even a non-commercial use, considering that this new technology is vast and covers several areas of action to develop together to the future of the mobile.
Keywords: Vendas
Aplicativos móveis
Comércio eletrônico
Renner (Firma)
Sales
Mobile Apps
Commerce
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: BARBOSA, Caciele Catiussa Ibarro. A experiência do cliente está na sua mão: estudo do aplicativo da marca Renner com base no conceito de ux design. 2019. 65 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4124
Issue Date: 5-Jul-2019
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caciele Catiussa Ibarro Barbosa Lara 2019.pdf2,4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.