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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Youtubepoopbr: filmes publicitários ridicularizados por vídeos poops
metadata.dc.creator: Bicca, Ítalo Yeltsin Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Feil, Gabriel Sausen
metadata.dc.contributor.referee1: Bonito, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Camila Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo apontar elementos textuais e imagéticos presentes em filmes publicitários que facilitam a possibilidade de recriação em formato de YouTubePoop. O poop é um produto audiovisual que está presente na plataforma de vídeos YouTube e utiliza de vários elementos da cultura da internet. O objeto de pesquisa se constitui em dois filmes publicitários da campanha “Peça Friboi. Carne Confiável tem nome”, da marca Friboi, em que há a participação do ator Tony Ramos como personalidade. O trabalho também analisa dois vídeos poops que satirizam os filmes publicitários em questão. Com a intenção de conhecer e entender as motivações do movimento poop, utiliza o conceito de YoutubePoop, de Stijnie Thujis; para compreender a presença no poop no Brasil, usa um artigo de Alexandre Sampaio Araujo. Com o intuito de refletir sobre o cenário do poop na internet e entender processo de recriação poop, utiliza os conceitos de cibercultura, de Pierre Levy, e de Antropofagia, a partir de Douglas Tufano. Como metodologia, usa a pesquisa bibliográfica e o método de leitura e análise de imagem, proposto por Ilusk Coutinho. Por fim, identifica que filmes publicitários em que apresentam perguntas em seu roteiro e que possuem cenas com enquadramentos grandes e de longa duração podem facilitar a recriação dos filmes em formato poop.
Abstract: The present work aims at basic elements and graphics in advertisers that facilitate a possibility of recovery in YouTubePoop format. Pop cote is an audiovisual product that is present in the YouTube video platform and the use of various elements of internet culture. The research object analyzed are two advertisers of the campaign "Ask Friboi. Reliable Beef has a name" of the brand Friboi in which there is a participation of the actor Tony Ramos like personality. Also analyzed are two videos with potions that satirizam the advertising in question. With an intention to know and understand the motivations of the movement, it is used by the concept of YoutubePoop by Stijnie Thujis (2011) and for the present published by Alexandre Sampaio Araujo (2016). In order to reflect on the poop scenario in the internet and the process of reopening poop, the concept of Cyberculture of Pierre Levy (1999) and Douglas Tufano's Antropofagia (1988) is used. Method of research and image analysis proposed by Ilusk Coutinho (2015). It has been identified that advertising films in which they are welcome in their script and that have scenes with large and long-lasting frames, can facilitate a recreation of the films in poop format.
Keywords: Publicidade
Youtube (Recurso eletrônico)
Análise do discurso
Publicity
Youtube (Electronic Resource)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: BICCA, Ítalo Yeltsin Pereira. Youtubepoopbr: filmes publicitários ridicularizados por vídeos poops. 2017. 48 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4110
Issue Date: 6-Dec-2017
Appears in Collections:Publicidade e Propaganda

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