Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4098
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A atuação das franquias de jornalismo esportivo nas mídias sociais digitais: análise da revista Placar, da Rádio Grenal e do Esporte Interativo
metadata.dc.creator: Kellner, Vitor José Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Belochio, Vivian de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Bonito, Marco Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Giacomelli, Fábio Ozorio
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho estuda a atuação das franquias de jornalismo esportivo, focadas na cobertura de futebol, nas mídias sociais digitais (CARVALHO, 2010). O objetivo geral é investigar as possíveis transformações dos gêneros jornalísticos clássicos do jornalismo impresso nas mídias sociais digitais das franquias jornalísticas esportivas. Para que se cumpra tal finalidade, nos capítulos um e dois, realizou-se a revisão teórica acerca do tema trabalhado, com os conceitos de jornalismo esportivo, gêneros jornalísticos, cultura da convergência, convergência jornalística e mídias sociais digitais. A pesquisa empírica, em um primeiro momento, foi realizada através de observação exploratória (GIL, 2007) de nove franquias oriundas de meios de comunicação tradicionais (rádio, televisão e impresso). A partir dessa etapa, foram elencadas três franquias com atuações singulares, que passaram pela análise de conteúdo (BARDIN, 2016). São elas o Esporte Interativo, a Revista Placar e a Rádio Grenal. A análise de conteúdo apontou transformações dos gêneros jornalísticos das franquias de jornalismo esportivo nas mídias sociais digitais, principalmente através da presença de posts híbridos. Quantitativamente, demonstrou-se que grande parte das publicações analisadas neste trabalho pertencem ao gênero informativo. Qualitativamente, observou-se que, apesar das características jornalísticas serem predominantes, os posts também apresentam traços oriundos da publicidade. Dessa forma, concluiu-se que a hibridização de linguagens é comum nas mídias sociais digitais de franquias de jornalismo esportivo focadas na cobertura de futebol.
Abstract: This research studies the performance of the sports journalism franchises, focused on soccer coverage, in digital social media (CARVALHO, 2010). The general objective is to ivestigate the possible transformations of the classic journalistic genres of newspaper journalism in digital social medias of sports journalism franchises. In order to achieve this purpose, in chapters one and two, we have done the theoretical review about the researched theme, with the concepts of sports journalism, convergence culture, journalistic convergence and digital social medias. The empirical research, at first, was realized by exploratory observation (GIL, 2007) of nine franchises originating from traditional media (radio, television and newspaper). From this stage, three franchises with singular performances were chosen, wich were submitted to content analysis (BARDIN, 2016). They are the Esporte Interativo, the Revista Placar and the Rádio Grenal. The content analysis have found changes in the journalistic genres of sports journalism franchises in digital social medias, mainly to the presence of hybrid posts. Quantitatively, it have been demostrated that most of the publications analyzed in this study belongs to the informative genre. Qualitatively, it have been observed that, although the journalistic characteristics were predominant, the posts also present features derived from publicity. Thus, it have been concluded that the hybridization of languages were common in the digital social medias franchises of sports journalism focused on soccer coverage.
Keywords: Jornalismo esportivo
Mídia social
Mídia Digital
Sports journalism
Social media
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: KELLNER, Vitor José Martins. A atuação das franquias de jornalismo esportivo nas mídias sociais digitais: análise da revista Placar, da Rádio Grenal e do Esporte Interativo. 2017. 109 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4098
Issue Date: 7-Dec-2017
Appears in Collections:Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vitor José Martins Kellner 2017.pdf2,56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.