???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4078
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Análise da política pública do Ministério da Educação: Programa REUNI o caso Unipampa – campus São Borja – RS
Autor(es): Nascimento, Sandro Ben Hur Gonçalves do
Primeiro Orientador: Guindani, Evandro Ricardo
1° Membro da banca: Narvaes, Andréa Becker
2° Membro da banca: Padilha, Luis Andre Antunes
Resumo: O presente trabalho surge do interesse em contribuir com o bom desenvolvimento da política pública do Programa de Reestruturação das Universidades (REUNI), do Ministério da Educação, especificamente no caso do campus UNIPAMPA São Borja. Tem por objetivo promover uma analise do impacto da Unipampa na cidade de São Borja. As universidades constituem um importante espaço de construção do conhecimento, que historicamente sempre ficou ao alcance das classes mais abastadas, e que sempre foi uma luta dos menos favorecidos para alcançar esse direito, o que por muito tempo lhes foi negada. Desse modo, o REUNI, veio para contemplar as regiões mais empobrecidas, para ter uma nova forma de desenvolvimento, no plano intelectual, socioeconômico, cultural e de projeção de emancipação no cenário regional. A partir disso, se pode analisar o impacto dessa política pública na região, e na cidade de São Borja, e os reflexos dessas ações diretos na comunidade. A metodologia utilizada foi o estudo de caso que contribui para identificar e problematizar questões particulares que podem ser generalizadas. Foi realizado analise de documentos e dados institucionais. Os resultados da pesquisa revelam que o REUNI, mais especificamente o caso da Unipampa cumpre um papel de romper com o paradigma mercantil do ensino superior fortemente presente no Brasil até o final da década de 90. A pesquisa, demonstrou que tanto, em relação aos investimentos financeiros, como em produção de conhecimento, a Unipampa cumpre seu papel em diminuir as diferenças sócio econômicas entre a fronteira e a região central do Estado do Rio Grande do Sul.
Abstract: Este trabajo es el fruto de un interés en contribuir al desarrollo de una buena política pública en el Programa Universidades Reestructuración (REUNI), el Ministerio de Educación, específicamente en el caso del campus UNIPAMPA San Borja. Su objetivo es promover un análisis del impacto de Unipampa en San Borja. Las universidades son un área importante de la construcción del conocimiento, que históricamente estaba al alcance de las clases altas, y fue siempre una lucha de los desfavorecidos para lograr este derecho, que durante mucho tiempo se le ha negado. Por lo tanto, REUNI, llegó a contemplar las regiones más empobrecidas, para tener una nueva forma de desarrollo, en un nivel intelectual, socioeconómica, la proyección cultural y emancipación en el escenario regional. A partir de esto, se puede analizar el impacto de las políticas públicas en la región, y en San Borja, y las reflexiones de estas acciones directas en la comunidad. La metodología utilizada fue el estudio de caso que ayuda a identificar y discutir temas particulares que se pueden generalizar. Se realizó un análisis de los documentos y datos institucionales. Los resultados de la encuesta revelan que REUNI, más específicamente el caso de Unipampa juega un papel de romper con el paradigma del mercado de la educación superior fuertemente presente en Brasil hasta fines de la década del 90. La encuesta mostró que tanto en relación con las inversiones financieras como producción de conocimiento, Unipampa cumple su papel en la reducción de las diferencias socioeconómicas entre la frontera y la región central de Río Grande do Sul.
metadata.dc.subject: Ensino superior
Política pública
Universidades e faculdades - Administração
Universidade Federal do Pampa
Educación superior
Política pública
Universidades y Colegios - administración
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: NASCIMENTO, Sandro Ben Hur Gonçalves do. Análise da política pública do Ministério da Educação: Programa REUNI o caso Unipampa – campus São Borja – RS. 2015. 74 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharel em Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4078
metadata.dc.date.issued: 3-Feb-2015
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciência Política

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Sandro Ben Hur Gonçalves do Nascimento 2015.pdf769.71 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???