???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4074
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Análise da formação docente no Brasil na segunda metade do século XX: o curso normal e a interdisciplinaridade na formação do professor
Autor(es): Avila, Lucas
Primeiro Orientador: Cesco, Susana
1° Membro da banca: Nogueira, Carmen Regina Dorneles
2° Membro da banca: Nunes, Lauren de Lacerda
Resumo: O conceito de formação de professores está ligado a vários elementos fundamentais dentro do próprio exercício da profissão docente. Entre eles está à qualidade do ensino que é oferecida aos alunos em formação, e as habilidades que o mesmo passará a executar quando formado. Uma característica atribuída ao estado é a intervenção durante o processo de formação do professorado quando substituiu, de certa maneira, o controle da igreja como instituição de ensino. A mudança da tradicional escola normal que possuía o seu currículo direcionado para a formação do professor primário, acabou se reformulando com a nova estruturação da LDB, que direcionou o ensino médio para uma formação profissionalizante, tendo sua ênfase para o magistério dentro da modalidade normal. A análise que será exposta é de como os professores formados no magistério atualmente estão aperfeiçoando suas formações, desta forma relacionada aocontexto interdisciplinar no exercício da docência. Neste momento, os cursos de graduação permitem que este profissional esteja inserido nesta nova era da educação, onde não basta somente ter formação para um ensino primário, mas necessita de uma melhora e um aprimoramento nas competências e na formação dos professores do Brasil.Assim, será realizada a utilização da pesquisa bibliográfica, para que seja possível estabelecer uma direção e uma fundamentação de forma mais embasada e concisa sobre o tema abordado na pesquisa. Diante do exposto percebe-se que as mudanças na formação docente acompanham de certa forma as mudanças na sociedade. Os novos problemas sociais e as novas complexidades que podem surgir com o passar dos tempos. Assim, partindo das escolas normais até a atual formação interdisciplinar entendemos que o professor vai se adequando as novas atribuições, e com isso muitos deles vão se aperfeiçoando e agregando novos conhecimentos dentro de sua carreira profissional. Desta forma continuamos afirmando a importância desse profissional na educação.
Abstract: The concept of teacher training is linked to a number of key elements within the very exercise of the teaching profession. Among them is the quality of education that is offered to students in training, and the skills that it will run when formed. A characteristic assigned to the state's intervention during the teachers' training process when it replaced, in a way, the control of the church as a teaching institution. The move from traditional normal school that had its curriculum directed to the formation of a primary school teacher, eventually reformulating with the new structure of the LDB, which directed the high school for vocational training, with its emphasis on the teaching within the normal mode. The analysis will be exposed is how teachers trained in teaching are currently improving their training in this way related to the interdisciplinary context in the teaching profession. At this time, undergraduate courses allow this professional is inserted in this new era of education, which is not enough to have training for primary education, but requires an improvement and an improvement in skills and training of teachers in Brazil. Thus, the use of bibliographic research will be carried out, so that you can establish a direction and a foundation for more informed and concisely about the topic in research. Given the above it is clear that changes in teacher training accompany somewhat changes in society. The new social problems and the new complexities that may arise over time. Thus, starting from normal schools to the current interdisciplinary training understand that the teacher will be suiting new assignments, and that many of them will be improving and adding new knowledge in his professional career. Thus we continue affirming the importance of vocational education.
metadata.dc.subject: Professores – Formação
Prática de ensino
Ensino normal
Teachers – training
Teaching Practice
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: AVILA, Lucas. Análise da formação docente no Brasil na segunda metade do século XX: o curso normal e a interdisciplinaridade na formação do professor. 2016. 51 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4074
metadata.dc.date.issued: 7-Jul-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Lucas Avila 2016.pdf489.08 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???