???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4068
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Contribuição das atividades lúdicas no ensino fundamental: uma ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Meireles, Jenifer Chaiene Rodrigues
Primeiro Orientador: Narvaes, Andréa Becker
1° Membro da banca: Nunes, Lauren de Lacerda
2° Membro da banca: Guindani, Yáscara Michele Neves Koga
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal, apresentar uma proposta de prática pedagógica a partir da metodologia lúdica, com o intuito de contribuir de alguma forma no processo de ensino aprendizagem do educando do ensino fundamental nas series finais. Neste sentido, procura-se em um primeiro momento conhecer alguns conceitos sobre a ludicidade. Em seguida busca-se demonstrar a importância atribuída as atividades lúdicas no contexto educacional, levando em considerações o uso das atividades lúdicas em variados contextos históricos, demonstrando assim sua tamanha importância no processo de construção do conhecimento do aluno. E em um terceiro e último momento são expostas algumas atividades que possivelmente podem ser trabalhadas em sala de aula como uma ferramenta de apoio ao educador. Pretende-se assim que essas contribuições ressaltem a importância do uso de atividades lúdicas no âmbito educacional, contribuindo assim no processo de ensino aprendizagem do aluno na forma mais prazerosa e diversificada, e ainda provocando mais debates acerca do tema.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo presentar una propuesta de lapráctica pedagógica de lametodología lúdica, conelfin de contribuir de algunamaneraenelproceso de enseñanza-aprendizaje de laescuela primaria de losestudiantesenla serie final. En este sentido, mirando a laprimeraconocenalgunos conceptos de lo lúdico. A continuación se busca demostrar laimportancia de que lasactividades de juegoenel contexto educativo, teniendoencuentael uso de lasactividades de juegoen diferentes contextos históricos, lo que demuestrasugranimportanciaenelconocimientodelestudiantedelproceso de construcción. Y en una tercera y última vez que se exponenalgunas de lasactividades que posiblementepueden ser trabajadosenel aula como un maestro para apoyarherramienta. Por tanto, se pretende que estas contribucionesponen de relievelaimportanciadel uso de lasactividades recreativas enel campo de laeducación, contribuyendoasíenelaprendizaje de losalumnosproceso de enseñanza de lamanera más placentera y diversificado, y de provocar más discusiones sobre el tema.
metadata.dc.subject: Prática de ensino
Jogos educativos
Aprendizagem
Práctica docente
Juegos educativos
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: MEIRELES, Jenifer Chaiene Rodrigues. Contribuição das atividades lúdicas no ensino fundamental: uma ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. 2016. 50 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4068
metadata.dc.date.issued: 4-Jun-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Jenifer Chaiene Rodrigues Meireles 2016.pdf1.06 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???