Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4022
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O Centro de Formação Tereza Verzeri e sua contribuição na prevenção da violência
metadata.dc.creator: Garcia, Charlene Cardozo
metadata.dc.contributor.advisor1: Pedersen, Jaina Raqueli
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jocenir de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho Final de Graduação- TFG caracteriza-se por um relato de experiência vivenciada pela acadêmica a partir do Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório em Serviço Social I e II desenvolvido no Centro de Formação Teresa Verzeri- São Borja/ RS, no período de agosto de 2010 a julho de 2011. Tendo em vista que este trabalho aborda o fenômeno da violência contra crianças e adolescentes, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de vários autores e pesquisadores que estudam a temática. O objetivo consiste em apresentar a contribuição do trabalho desenvolvido pelos profissionais do Centro de Formação Teresa Verzeri (CFTV) do município de São Borja na prevenção e enfrentamento da violência. Nesta perspectiva, o presente estudo contextualiza o fenômeno da violência na conjuntura atual da sociedade brasileira, tendo em vista os diversos lugares em que ela se faz presente, sendo resultado das transformações que ocorrem na sociedade. Além disso, problematiza-se a violência como expressão da questão social, dando ênfase para a violência estrutural que permeia a sociedade e também para a violência interpessoal que ocorre no âmbito familiar, evidenciando seus rebatimentos para o público infanto-juvenil. Na sequência, considerando as reflexões desenvolvidas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também da Política de Assistência Social, faz-se uma contextualização do Centro de Formação Tereza Verzeri, instituição esta que atende crianças e adolescentes, a qual foi desenvolvido o processo de estágio. Com base na vivência do estágio apresenta-se o Projeto de Intervenção intitulado “Fortalecendo os valores de convivência como forma de prevenção às relações de violência entre os educandos da turma QueroQuero”, que teve por objetivo sensibilizar os educandos sobre a importância e necessidade de enfrentar as atitudes de desrespeito e violência, a fim de criar um ambiente de respeito e solidariedade. No que se refere aos resultados obtidos, destaca-se que o Projeto de Intervenção proporcionou momentos de reflexão e análise de suas vivências, fortalecendo valores entre os educandos e contribuindo assim para com o processo formativo desenvolvido pela instituição.
Abstract: This Final Work-Graduate GFR is characterized by an account of lived experience by the student from the Mandatory Supervised Curriculum in Social Work I and II developed at the Training Centre Verzeri Teresa-San Borja / RS, from August 2010 to July 2011. Given that this paper addresses the phenomenon of violence against children and adolescents, a literature search was performed from various authors and researchers who study the subject. The goal is to present the contribution of the work done by professionals Teresa Verzeri Training Centre (CCTV) in São Borja in preventing and addressing violence. In this perspective, this study contextualizes the phenomenon of violence in the current situation of Brazilian society, in view of the several places where it is present, as a result of the changes occurring in society. In addition, problematizes the violence as an expression of social issues, with emphasis on structural violence that permeates society and also to interpersonal violence that occurs within the family, showing its repercussions for the children and youth. Further, considering the developed reflections on the Status of Children and Adolescents as well as Social Policy, it is a contextualization of the Training Centre Verzeri Tereza, this institution that serves children and adolescents, which was developed process stage. Based on the experience of the stage shows the Intervention Project entitled "Strengthening the values of coexistence as a means of prevention of abusive relationships among students in the class I-I", which aimed to raise awareness among students about the importance and necessity to address the attitudes of disrespect and violence, to create an environment of respect and solidarity. With regard to the results obtained, it is emphasized that the Intervention Project provided moments of reflection and analysis of their experiences, strengthening values among students and thereby contributing to the training process developed by the institution.
Keywords: Violência
Crianças
Adolescentes
Serviço Social
Violence
Children
Adolescents
Social service
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: GARCIA, Charlene Cardozo. O Centro de Formação Tereza Verzeri e sua contribuição na prevenção da violência. 2012. 63 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4022
Issue Date: 3-Jan-2012
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Charlene Cardozo Garcia 2012.pdf498,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.