Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4018
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Possibilidade de contribuição na qualificação da ação Pastoral Social da Paróquia São Francisco de Borja a partir da intervenção do serviço social
metadata.dc.creator: Batista, Silvia Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Pedersen, Jaina Raqueli
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jocenir de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, José Wesley
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, procurando contextualizar a trajetória do Serviço Social no Brasil a partir da década de 30, trazendo a influência da Igreja Católica na sua gênese até o Movimento de Reconceituação onde iniciou o movimento de ruptura com o Serviço Social conservador e a construção do projeto ético-politico da profissão, a partir da participação coletiva da categoria na década de 90. Ainda na década de 90, com o projeto neoliberal o Brasil passa por “reformas” e essas trazem influências diretas ao Serviço Social onde surgem novos sujeitos sociais com o agravamento da questão social e novas demandas para serem enfrentadas. Entre a “reforma” do Estado é regulamento o Terceiro Setor que tem a função de executar as políticas públicas e também é um espaço sócio-ocupacional do assistente social. Procurou-se ainda, através da experiência do Estágio Supervisionado, trazer elementos quanto a importância do Serviço Social nas instituições do Terceiro Setor, mais precisamente no Centro de Formação Teresa Verzeri na cidade de São Borja – RS e como a profissão pode contribuir para qualificar o trabalho da Pastoral Social da Paróquia São Francisco de Borja da cidade de São Borja – RS.
Abstract: Esto se logró a través de una búsquedaenla literatura, en busca contextualizar latrayectoria de la Obra Social enel Brasil de losaños 30 conlo que la influencia de laIglesia católica ensuorigen al Movimientoreconceptualización que se inicióelmovimiento para romper conelServicio Social conservador y laconstrucción de laprofesión ético-político de laparticipacióncolectiva de lacategoríaenlosaños 90.nclusoenlosaños 90 conelproyecto neoliberal Brasil está pasando por "reformas" y señalarlas a las influencias directassurgen Social en que se abordaránlosnuevossujetossocialesconelempeoramiento de los problemas sociales y lasnuevas demandasque enfrentar. Entre la "reforma" de laregulación estatal es elTercer Sector, que tienelafunción de ejecución de políticas públicas y también es unespacio de trabajador social socioprofesional.También se buscó, a través de laexperiencia de los elementos traen supervisadas como laimportanciadeltrabajo social enlasinstitucionesdelTercer Sector conmayorprecisiónenelentrenamiento Teresa Verzerien São Borja - RS y cómolaprofesiónpuede contribuir a calificareltrabajo de Pastoral Social de San Francisco de Borja Localidad São Borja - RS.
Keywords: Serviço Social
Assistência social
Igreja Católica
Servicio social
Asistencia social
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus São Borja
Citation: BATISTA, Silvia Aparecida. Possibilidade de contribuição na qualificação da ação Pastoral Social da Paróquia São Francisco de Borja a partir da intervenção do serviço social. 2013. 70 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4018
Issue Date: 24-Oct-2013
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvia Aparecida Batista 2013.pdf733,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.